Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Voltar

Anvisa participa da comemoração dos 39 anos do INCQS

EVENTO VIRTUAL

Anvisa participa da comemoração dos 39 anos do INCQS

Atividade será realizada nesta sexta-feira (4/9), por meio de uma live no Canal do Vídeo Saúde no YouTube, a partir das 9h30.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 02/09/2020 13:38
Última Modificação: 02/09/2020 20:05

A Anvisa marcará presença na comemoração virtual do 39º aniversário do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), nesta sexta-feira (4/9). O evento será realizado por meio de uma live no Canal do Vídeo Saúde no YouTube, a partir das 9h30.   

Neste ano, a instituição vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) traz como tema a qualidade da informação como ponto essencial diante da expansão da Covid-19, com foco na discussão sobre vigilância sanitária no contexto da pandemia.  

A abertura do evento será realizada pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e pelo diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida. A partir das 10h, haverá um ciclo de palestras que contará com a participação do titular da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas) da Anvisa, Nélio Cézar de Aquino, que fará uma apresentação sobre “A vigilância sanitária do futuro e a expectativa do INCQS frente à Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 390/2020”.   

Publicada no dia 28 de maio deste ano, esta Resolução estabeleceu critérios, requisitos e procedimentos para o funcionamento, a habilitação na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) e o credenciamento de laboratórios analíticos que realizam análises em produtos sujeitos à vigilância sanitária.  

A regulação da Anvisa também será tema da palestra da chefe do Laboratório de Sangue e Hemoderivados do Departamento de Imunologia (DI) do INCQS, Marisa Coelho Adati. O assunto é a análise dos kits de diagnóstico de Covid-19 em atendimento ao chamamento do Ministério da Saúde e da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 379/2020.   

Esta norma alterou a RDC 356/2020, que flexibilizou temporariamente as regras para a fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos prioritários para uso em serviços de saúde.

Então, anote na agenda e acompanhe a live em comemoração aos 39 anos do INCQS, que contará com tradução em Libras. Confira abaixo a programação e acesse aqui o link da transmissão.  

Programação: 

Mediação: Amanda Rio, moderadora dos cursos on-line do Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS/ INCQS)  

9h30 - Abertura 

  • Nísia Trindade, presidente da Fiocruz. 

  • Antonio Eugenio de Almeida, diretor do INCQS.

10h - Palestras 

  • Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos e ex-presidente da Fiocruz - Tema: Histórico do papel do INCQS no controle de qualidade das vacinas.

  • Marília Santini de Oliveira, infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI). Tema: Inquérito sorológico da Covid-19. 

  • Marisa Coelho Adati, chefe do Laboratório de Sangue e Hemoderivados do Departamento de Imunologia (DI) do INCQS. Tema: A análise dos kits de diagnóstico de Covid-19 em atendimento ao chamamento do Ministério da Saúde e da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 379/2020 da Anvisa. 

  • Nélio Cézar de Aquino, titular da Gerência de Laboratório de Saúde Pública (Gelas) da Anvisa. Tema: A vigilância sanitária do futuro e a expectativa do INCQS frente à RDC 390/2020.  

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial