Back

Coronavírus é tema de reunião com setor portuário

Mobilização

Coronavírus é tema de reunião com setor portuário

Atividade ocorreu na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, em Brasília.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 31/01/2020 19:55
Última Modificação: 04/02/2020 00:40

A Anvisa realizou, nesta sexta-feira (31/1), uma reunião com órgãos e entidades do setor portuário para compartilhar informações e sensibilizar sobre o novo coronavírus (nCoV). Além de prestar esclarecimentos sobre a atual situação no mundo, o órgão apresentou quais são as medidas preventivas adotadas no Brasil para lidar com a doença.

A reunião ocorreu Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, em Brasília, e contou com a participação da titular da Coordenação de Infraestrutura e Meio de Transporte em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (Cipaf) da Anvisa, Viviane Vilela.

Durante a atividade, a coordenadora da Cipaf expôs o panorama geral e o histórico da doença, desde o seu surgimento na China no final do ano passado, e falou sobre a criação do Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus, coordenado pelo Ministério da Saúde e do qual a Agência faz parte.

Vilela também explicou qual é a definição de caso suspeito adotada pelo Ministério da Saúde, formulado com base em orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e ressaltou a importância dos planos de contingência e da articulação entre órgãos de governo, entidades e de representações de profissionais para o enfrentamento da doença.

A coordenadora da Cipaf informou que, até o momento, não há confirmação de casos no Brasil. De acordo com a Anvisa, a melhor maneira de prevenir a infecção é adotar ações preventivas para impedir a propagação do vírus.

Navios

De acordo com as orientações, os comandantes de navios devem comunicar à Anvisa qualquer suspeita da doença antes de atracar. Essa regra já existe e está sendo reforçada para o novo coronavírus. Caso haja relato de alguma suspeita, a situação será avaliada e medidas serão definidas em conjunto com a vigilância epidemiológica em consonância com o plano de contingência do porto.

Confira aqui mais informações sobre as medidas adotadas pela Anvisa.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial