Farmacovigilância

Farmacovigilância é definida como “a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos”.
Cabe à farmacovigilância identificar, avaliar e monitorar a ocorrência dos eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos comercializados no mercado brasileiro, com o objetivo de garantir que os benefícios relacionados ao uso desses produtos sejam maiores que os riscos por eles causados.
Além das reações adversas a medicamentos, são questões relevantes para a farmacovigilância: eventos adversos causados por desvios da qualidade de medicamentos, inefetividade terapêutica, erros de medicação, uso de medicamentos para indicações não aprovadas no registro, uso abusivo, intoxicações e interações medicamentosas.
Atenção! Identificamos ataques de hacker utilizando indevidamente o email do VigiMed, fazendo cobranças indevidas (boletos de cobrança).
O VigiMed é um sistema de informação gratuito para seus usuários! Caso receba algum email contendo boleto de cobrança, não abra!"
Manuais e Guias
Orientações aos profissionais de saúde, vigilâncias sanitárias e empresas detentoras do registro de medicamentos.
Boletins
Possuem o objetivo de difundir conhecimento sobre farmacovigilância aos profissionais de saúde e usuários de medicamentos.
Alertas
Alertas que comunicam novas informações relacionadas à segurança dos medicamentos comercializados no Brasil.
Últimos alertas
ALERTA: Anvisa alerta para os cuidados na administração de doses de paracetamol suspensão oral em bebês e crianças
Área: GGMON
Número: 112021
Ano: 2021
Resumo:
O uso da dose incorreta de paracetamol pode resultar em eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e até mesmo morte. É importante que as recomendações descritas em bula sobre dose máxima diária de paracetamol e o intervalo entre as doses seja seguida para cada faixa etária.
Identificação do produto ou caso:
Paracetamol suspensão oral
Problema:
Erros de administração de dose da suspensão oral do paracetamol, em bebês e crianças, têm sido relatados à Anvisa. Diferentes formulações líquidas do paracetamol podem ser encontradas em farmácias e drogarias. As diferenças dessas formulações pediátricas estão relacionadas à concentração e à dose a ser administrada.
Para que seja administrada a dose correta para bebês e crianças, siga as orientações do profissional de saúde prescritor e verifique o volume recomendado de acordo com o peso da criança. Consulte sempre a tabela presente no item “6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?” da bula do produto e na embalagem, e utilize o dispositivo (seringa dosadora ou copo medidor) de dosagem que acompanha o produto. A utilização de doses excessivas do medicamento paracetamol pode causar eventos adversos graves.
Diferenças nas apresentações dos produtos:
O medicamento paracetamol bebê é uma suspensão oral com concentração de 100 mg/mL, normalmente acompanhado de uma seringa dosadora. Pode haver diferenças nos modelos das seringas contidas nas embalagens dos medicamentos. Verifique a quantidade adequada de mL para o peso do bebê, conforme exemplificada na tabela abaixo.
O medicamento paracetamol criança é uma suspensão oral com concentração de 32 mg/mL, acompanhada de um copo medidor.
Consulte as tabelas abaixo para saber a dose correta a ser administrada:
Paracetamol Bebê1 Paracetamol Criança2
1 Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos, consulte seu médico.
2 Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos, consulte seu médico.
Deve-se ter em mente que, para qualquer medicamento, existe um risco associado ao seu consumo. Por isso, é fundamental que o produto seja utilizado de forma correta, seguindo as recomendações de bula e as orientações dos profissionais de saúde.
Ação:
A ocorrência de quaisquer eventos adversos, incluindo erros de administração, utilizando paracetamol e outros medicamentos deve ser registrada neste link do VigiMed.
Caso o evento adverso seja identificado em instituição de saúde que tenha serviço de farmacovigilância ou equivalente, o profissional deve notificar ao serviço que, por sua vez, complementa a informação e notifica no VigiMed. Os desvios de qualidade (queixas técnicas) devem ser registados no Notivisa.
Histórico:
Alerta GGMON 152021/2021 - Anvisa alerta para os riscos do uso indiscriminado de paracetamol
Recomendações:
Administre a dose do medicamento em mililitros (mL) de acordo com a quantidade recomendada para o peso da criança. Consulte tabela na bula do produto e na embalagem, e utilize o dispositivo de dosagem que acompanha o produto. Não exceda a dose máxima diária recomendada.
Para mais informações sobre as recomendações de uso dos medicamentos, consulte a bula disponível no bulário eletrônico da Anvisa: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/
Em caso de dúvidas, procure um profissional de saúde