Farmacovigilância

Farmacovigilância é definida como “a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos”.
Cabe à farmacovigilância identificar, avaliar e monitorar a ocorrência dos eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos comercializados no mercado brasileiro, com o objetivo de garantir que os benefícios relacionados ao uso desses produtos sejam maiores que os riscos por eles causados.
Além das reações adversas a medicamentos, são questões relevantes para a farmacovigilância: eventos adversos causados por desvios da qualidade de medicamentos, inefetividade terapêutica, erros de medicação, uso de medicamentos para indicações não aprovadas no registro, uso abusivo, intoxicações e interações medicamentosas.
Atenção! Identificamos ataques de hacker utilizando indevidamente o email do VigiMed, fazendo cobranças indevidas (boletos de cobrança).
O VigiMed é um sistema de informação gratuito para seus usuários! Caso receba algum email contendo boleto de cobrança, não abra!"
Manuais e Guias
Orientações aos profissionais de saúde, vigilâncias sanitárias e empresas detentoras do registro de medicamentos.
Boletins
Possuem o objetivo de difundir conhecimento sobre farmacovigilância aos profissionais de saúde e usuários de medicamentos.
Alertas
Alertas que comunicam novas informações relacionadas à segurança dos medicamentos comercializados no Brasil.
Últimos alertas
Vancocina® CP (cloridrato de vancomicina): Inclusão de nova reação adversa na bula do medicamento
Área: GGMON
Número: 62020
Ano: 2020
Resumo:
Vancocina® CP (cloridrato de vancomicina): Inclusão de nova reação adversa na bula do medicamento
Identificação do produto ou caso:
Vancocina® CP (cloridrato de vancomicina)
Problema:
Não há.
Ação:
Histórico:
Recomendações:
Não há.