Alertas Alertas

Back

Alerta 1184

Área: GGMON

Número: 1184

Ano: 2012

Resumo:

Alerta de Segurança para Correção em Campo do produto CREATININA, da Kovalent.


Identificação do produto ou caso:

CREATININA - R1 10x20ml + R2 2x25ml + Padrão 1x3 ml; R1 1x 200ml + R2 1x50ml + Padrão 1x3ml; R1 2x200ml + R2 1x100ml + Padrão 1x3ml; R1 4x40mL + R2 4x10mL+ 1x3mL Padrão - TODOS OS LOTES FABRICADOS.


Problema:

Altas concentrações de HGA em amostras de urina podem interferir na medição fotométrica com o método de creatinina enzimática e em menor grau com o método Jaffé.


Ação:

Os resultados dos testes devem ser assegurados pelo controle de qualidade interno do laboratório. Os resultados dos testes devem ser verificados de forma crítica pelo profissional de saúde. Além disso, o profissional de saúde deve avaliar a necessidade de testes confirmatórios, bem como levar em consideração a anamnese e o exame médico do paciente. Em caso de resultado discrepante com a clínica do paciente, realizar a confirmação do resultado usando método diferente. Verificar a instrução de uso do produto para avaliar as informações sobre possíveis interferências.


Histórico:

Existe uma probabilidade média de ocorrer valor incorreto de creatinina em amostras de urina de pacientes com alcaptonúria (devido ao ácido homogentísico). A severidade e o risco estimado é baixo se os resultados dos testes são assegurados pelo controle de qualidade interno do laboratório. Os resultados dos testes devem ser verificados de forma crítica pelo profissional de saúde. A Anvisa acompanha esta Ação.####FINALIZAÇO - 03/10/2012 - A empresa encaminha Notificação de Conclusão da Ação de Campo.####


Recomendações:


Anexos:


Referências:



Informações Complementares:

Fabricante:
Lista de Distribuição GERENCIA DE RISCO, CENTRAL DE MATERIAIS, LABORATORIO CLINICO, FARMACIA