Alertas Alertas

Back

Alerta 1132

Área: GGMON

Número: 1132

Ano: 2012

Resumo:

Alerta de Segurança para o Produto Bomba de Infusão Programável SynchroMed II -DABASONS IMPORTAÇOO EXPORTAÇOO E COMRCIO LTDA


Identificação do produto ou caso:

Bomba de Infusão Programável SYNCHROMED II - Registro ANVISA nº 10099430103.


Problema:

Em algumas circunstâncias depois de apresentado o Elective Replacement Indicator (ERI) da bomba, a data no display "Schedule to replace the pump by" pode ser exibida de forma incorreta como uma série de marcas de incógnitas (??/??/????), ou como uma data maior que 90 dias a partir da data do ERI, potencialmente levando a bomba a atingir Final de Serviço (EOS) antes da substituição.


Ação:

O detentor de registro (Dabasons Ltda) informou a UTVIG que o fabricante entrou em contato com as autoridades sanitárias competentes de cada um dos países afetados pela ação de campo. No Brasil, a comunicação foi realizada pelo próprio detentor de registro. Caso tenha qualquer dúvida, favor entrar em contato com o seu representante local ou Serviço Técnico da Medtronic no Brasil. Ver anexo.


Histórico:

A Medtronic confirmou que um algoritmo usado no software de cartão de aplicação do Modelo 8870 resultou em nove (9) ocorrências de uma exibição de data incorreta no display "Schedule to replace the pump by". Estima-se que há mais de 140.000 implantes de bomba SynchroMed II em todo o mundo. Um paciente com uma bomba que atinge EOS antes da substituição poderá sentir o retorno de sintomas subjacentes e/ou sintomas de abstinência do medicamento. Paciente com baclofeno intratecal podem sentir a síndrome de abstinência do baclofeno, que pode implicar em risco de vida. Não foi relatado nenhum evento adverso para oito (8) dos casos confirmados, e um paciente sob Terapia de Baclofeno Intratecal (ITB) experimentou diminuição do efeito terapêutico com espasticidade aumentada devido à bomba atingir EOS antes da substituição Recomendações: • Continuar o programa de acompanhamento normal, e monitorar o número estimado de meses até o ERI. Estas informações podem ser encontradas na tela de status da Bomba (Pump Status), tela de Alarmes (Alarms), e na Sessão de Relatórios Impressos - Print Reports (vide Figura 2). " O" PTM® Modelo 8835 também indica se a bomba atingiu ERI (Tela de Alarme da Bomba, código 8615). • Seguir as recomendações do rótulo para substituição da bomba dentro de 90 dias* a partir da declaração de ERI. Para determinar a data de ERI, revisar a tela de Status da Bomba e a tela de Alarmes *Um mínimo de 90 dias a índice de até 1.5 mL/dia, entre a ativação de ERI e o EOS, de acordo com o rótulo do dispositivo.


Recomendações:


Anexos:



Referências:



Informações Complementares:

Fabricante:
Lista de Distribuição SALAS DE CIRURGIA, AMBULATÓRIO, UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA, URGENCIA, BLOCO CIRURGICO, CIRURGIA, EMERGENCIA, ENGENHARIA CLINICA