Alertas Alertas

Back

Alerta 1012

Área: GGMON

Número: 1012

Ano: 2010

Resumo:

Alerta de Segurança para PRODUTOS PARA CAUTERIZAÇAO DE VERRUGAS A FRIO - TODOS OS TIPOS


Identificação do produto ou caso:

PRODUTOS PARA CAUTERIZAÇO DE VERRUGAS A FRIO - TODOS OS TIPOS.


Problema:

A utilização inadequada de produtos que cauterizam verrugas a frio pode resultar em queimaduras de 2º grau e processos inflamatórios nos locais próximos às aplicações. Tais eventos tem sido foco de preocupação de médicos dermatologistas, que vislumbram sérias consequencias cicratriciais, além do mascaramento de tumores malígnos se aplicados nessas lesões.


Ação:

As ações recomendadas aos consumidores são as seguintes: 1) Leia atentamente as instruções de uso do produto antes de utilizá-lo. 2) Na dúvida sobre a lesão ser ou não uma verruga, procure a orientação de profissional capacitado. 3) Portadores de Diabetes não devem fazer uso do produto.


Histórico:

Íimportante ressaltar que o diagnóstico de verrugas não é tão simples. A manipulação inadequada de determinadas lesões, confundidas com verrugas (como nevos (pintas) ou tumores malígnos), pode prejudicar o tratamento ou interferir no prognóstico. Poi isso, é fundamental que os consumidores desse tipo de produto tenham extrema cautela ao se auto-aplicarem. A Anvisa está monitorando por meio da Rede Sentinela todos os eventos associados a esses produtos.


Recomendações:


Anexos:


Referências:



Informações Complementares:

Fabricante:
Lista de Distribuição AMBULATÓRIO, CUIDADOS DOMICILIARES, ENFERMAGEM