Alertas Alertas

Back

Alerta 881

Área: GGMON

Número: 881

Ano: 2007

Resumo:

- Alerta sobre a possibilidade de ausência de alarme quando ocorre uma oclusão acima da câmara flexível nas bombas de infusão volumétricas FLO-GARD modelos 6200, 6201, 6300 e 6301


Identificação do produto ou caso:

BOMBA DE INFUSO VOLUMTRICA FLO-GARD. MODELOS 6200, 6201, 6300 E 6301. CLASSE DE RISCO III.


Problema:

Alarme da bomba de infusão pode não funcionar quando ocorre uma oclusão acima da câmara flexível do equipamento.


Ação:

A empresa Baxter Hospitalar do Brasil Ltda já localizou os clientes envolvidos e encaminhou a estes um adendo do manual de operação do equipamento. Este adendo informa sobre a possibilidade da bomba não alarmar quando houver oclusão acima da câmara flexível, define as situações em que este problema pode ocorrer e indica as precauções adicionais a serem observadas.


Histórico:

A Baxter hospitalar Ltda informa que os riscos associados a ausência de alarme quando ocorre oclusão acima da câmara flexível da bomba de infusão são: o fluxo de retorno do sangue do paciente, a perda da linha de infusão ou a não administração do medicamento ao paciente. Ainda de acordo com a Baxter, as condições que potencialmente podem ocasionar estas situações são as seguintes: (1)quando o frasco ou bolsa foi esvaziado, mas a bomba continua bombeando; (2)quando o spike não foi inserido completamente dentro do frasco ou bolsa; (3)quando um frasco rígido (garrafa de vidro, por exemplo) ou semi-rígido (Buretrol, por exemplo) é inapropriadamente ventilado. Nestes casos, de acordo com o adendo do manual, medidas de prevenção específicas devem ser observadas. A Unidade de Tecnovigilância da Anvisa está acompanhando este caso.


Recomendações:


Anexos:


Referências:



Informações Complementares:

Fabricante:
Lista de Distribuição ENFERMAGEM, ENGENHARIA CLINICA