Alertas
Alerta 2307 (Tecnovigilância) - Bioteck - Espaçador Intervertebral Cervical Shadowteck – Etiqueta de rastreabilidade com dados incorretos
Área: GGMON
Número: 2307
Ano: 2017
Resumo:
Alerta 2307 (Tecnovigilância) - Bioteck - Espaçador Intervertebral Cervical Shadowteck – Etiqueta de rastreabilidade com dados incorretos.
Identificação do produto ou caso:
Nome comercial: Espaçador Intervertebral Cervical Shadowteck Nome técnico: Dispositivo de espaçamento intersomático de substituição discal Número de registro ANVISA: 80371250016 Classe de risco: III Modelo afetado: PSHCPB003 - Espaçador Intervertebral Cervical Shadowteck 6,0 mm Números de série afetados: 01 (um) lote denominado PSHC746.
Problema:
Informamos que o cliente Master Hospitalar identificou uma divergência no código do lote constante no conjunto de 05 (cinco) etiquetas de rastreabilidade (rótulos: do RO0011 ao RO0015) do produto em questão e informou à Biotek, por e-mail, em 25/05/2017. Ocorreu que, nas etiquetas de rastreabilidade, em vez de constar o lote correto, PSHC746, conforme gravação no produto interno, registro histórico do produto e demais etiquetas, constou equivocadamente o código de outro lote KDVE15R.
Ação:
Ação de Campo Código RNC557 e RRM05 desencadeada sob responsabilidade da empresa Bioteck Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Implantes Bio-Absorvíveis Ltda. Empresa fará recolhimento.
Histórico:
Notificação feita pela empresa em atendimento à RDC 23/2012 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ação de campo por parte do detentor do registro do produto para a saúde)
Empresa detentora do registro: Bioteck Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Implantes Bio-Absorvíveis Ltda.
Rua Maria Augusta Generoso Estrela, 1060, bairro Rubem Berta. Porto Alegre-RS
51 3272-2015
Fabricante: Bioteck Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Implantes Bio-Absorvíveis Ltda.
Rua Maria Augusta Generoso Estrela, 1060, bairro Rubem Berta. Porto Alegre-RS
51 3272-2015
Recomendações:
Devolução do produto para retrabalho, corrigindo as etiquetas de rastreabilidade. Anexar o comunicado sobre a divergência no lote, junto ao registros de rastreabilidade do produto no hospital e para o paciente.
Caso queira notificar queixas técnicas e eventos adversos utilize os canais abaixo:
Notivisa: Notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) para produtos sujeitos à Vigilância Sanitária devem ser feitos por meio do Sistema NOTIVISA. Para acessar o Sistema, é preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal ou a opção Instituição/Entidade, se for um profissional de uma instituição/entidade.
Sistema de Tecnovigilância: Paciente ou cidadão pode notificar por meio do Sistema de Tecnovigilância/SISTEC acesso por meio do link <http://www.anvisa.gov.br/sistec/notificacaoavulsa/notificacaoavulsa1.asp>
Informações Complementares:
- Data de identificação do problema pela empresa: 25/05/2017
- Data da entrada da notificação para a Anvisa: 31/05/2017
A empresa detentora do registro do produto afetado é responsável por contatar, oportunamente, seus clientes de modo a garantir a efetividade da Ação de Campo em curso.