Alertas
Alerta 2318 (Tecnovigilância) - Fresenius - Filtro para remoção de leucócitos – Rotulagem incorreta
Área: GGMON
Número: 2318
Ano: 2017
Resumo:
Alerta 2318 (Tecnovigilância) - Fresenius - Filtro para remoção de leucócitos – Rotulagem incorreta.
Identificação do produto ou caso:
Nome comercial: Filtro para remoção de leucócitos de concentrados de plaquetas para uso em bancada Nome técnico: Filtro para Remoção de Leucócitos (Laboratório) Número de registro ANVISA: 10154450112 Classe de risco: III Modelo afetado: COMPOSTOP Números de série afetados: 71KE05GA00, 71KE10GA00, 71KE25GC00 e 71KG07GA00
Problema:
A empresa identificou que o produto foi rotulado com uma etiqueta inadequada. Este rótulo é utilizado em lotes internos para fins de validação e, por esse motivo, contém a frase “Lote especial – uso exclusivo para realização de análise (Proibido para uso humano)”, entretanto, devido a uma falha operacional, alguns lotes comerciais do produto foram rotulados com esta etiqueta. Cabe enfatizar que os produtos estão totalmente em conformidade e aptos a serem comercializados e podem ser utilizados normalmente. Após investigações internas, foi possível evidenciar que este desvio foi decorrente de uma falha operacional durante o processo de revisão do layout das etiquetas. Todas as ações corretivas e preventivas já foram devidamente implementadas pela empresa, com o objetivo de sanar tal desvio.
Ação:
Ação de Campo Código 02-2017 desencadeada sob responsabilidade da empresa Fresenius Hemocare Brasil LTDA. Empresa informará que há uma frase indevida no rótulo do produto.
Histórico:
Notificação feita pela empresa em atendimento à RDC 23/2012 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ação de campo por parte do detentor do registro do produto para a saúde)
Empresa detentora do registro: Fresenius Hemocare Brasil LTDA
Rua Roque Gonzales 128 SP
11 25041481
Fabricante: Fresenius Hemocare Brasil LTDA
Rua Roque Gonzales 128 SP
11 25041481
Recomendações:
Desconsiderar a frase “Lote especial – uso exclusivo para realização de análise (Proibido para uso humano)” contida no rótulo. O produto pode ser utilizado normalmente.
Caso queira notificar queixas técnicas e eventos adversos utilize os canais abaixo:
Notivisa: Notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) para produtos sujeitos à Vigilância Sanitária devem ser feitos por meio do Sistema NOTIVISA. Para acessar o Sistema, é preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal ou a opção Instituição/Entidade, se for um profissional de uma instituição/entidade.
Sistema de Tecnovigilância: Paciente ou cidadão pode notificar por meio do Sistema de Tecnovigilância/SISTEC acesso por meio do link <http://www.anvisa.gov.br/sistec/notificacaoavulsa/notificacaoavulsa1.asp>
Informações Complementares:
- Data de identificação do problema pela empresa: 21/06/2017
- Data da entrada da notificação para a Anvisa: 23/06/2017
A empresa detentora do registro do produto afetado é responsável por contatar, oportunamente, seus clientes de modo a garantir a efetividade da Ação de Campo em curso.