Alertas Alertas

Back

Alerta 3839 (Tecnovigilância) - Comunicado da empresa Bio-Rad Laboratórios Brasil Ltda - Variant nbs Sickle Cell Program - Perda das configurações personalizadas quando da atualização do kit – Comunicado aos clientes.

Área: GGMON

Número: 3839

Ano: 2022

Resumo:

Alerta 3839 (Tecnovigilância) - Comunicado da empresa Bio-Rad Laboratórios Brasil Ltda - Variant nbs Sickle Cell Program - Perda das configurações personalizadas quando da atualização do kit – Comunicado aos clientes.


Identificação do produto ou caso:

Nome Comercial: Variant nbs Sickle Cell Program. Nome Técnico: Hemoglobina Subtipo. Número de registro ANVISA: 80020690277. Tipo de produto: Produto para diagnóstico de uso in vitro. Classe de Risco: II. Modelo afetado: 250-30000. Números de série afetados: 64442741; 64444218; 64444715.


Problema:

O Grupo de Diagnósticos Clínicos da Bio-Rad recentemente tomou conhecimento de um problema que pode afetar um grupo de usuários do produto Variant nbs Sickle Cell Program. O CD-ROM de atualização de resina incluído em lotes específicos do Variant nbs Sickle Cell Program faz com que todas as configurações personalizadas na subtela Setup/Test/Data Setup e na subtela Setup/Test/Pattern Setting sejam substituídas pelas configurações padrão quando o procedimento de atualização do kit é realizado. A causa raiz está sendo investigada.

A Bio-Rad determinou que esse problema provavelmente não causará consequências adversas à saúde.

Data de identificação do problema pela empresa: 05/04/2022.


Ação:

Ação de Campo Código Bio-Rad AC-001/2022 sob responsabilidade da empresa Bio-Rad Laboratórios Brasil Ltda. Envio de comunicado.


Histórico:

Notificação feita pela empresa em atendimento à RDC Anvisa 551/2021 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ação de campo por parte do detentor do registro do produto para a saúde).

Empresa detentora do registro: Bio-Rad Laboratórios Brasil Ltda - CNPJ: 03.188.198/0001-77 - Rua Alfredo Albano da Costa, 100 - Salas 1, 2 e 3, Distrito Industrial Gen. Aparecido de Oliveira - Lagoa Santa - MG. Tel: 0800 880 0092/4003-0399. E-mail: brz_ra@bio-rad.com.

Fabricante do produto: Bio-Rad Laboratories Inc - 4000 Alfred Nobel Drive - Hercules, California 94547 - Estados Unidos da América.


Recomendações:

A Bio-Rad está aconselhando os laboratórios afetados por esta ação de campo a tomar as seguintes medidas:

1. Ir para a subtela Setup/Test/Data Setup e / ou Setup/Test/Pattern Setting. Clicar no botão Permitir Edição e digitar a senha.

2. Inserir suas configurações preferidas em cada uma das subtelas aplicáveis.

3. Clicar no botão Bloquear Edição.

4. Não executar o procedimento do kit de atualização novamente com nenhum dos CD-ROMs dos kits afetados.

NOTA: Se o usuário precisar de ajuda para recuperar as configurações personalizadas do laboratório que foram substituídas, pode-se restaurar temporariamente um banco de dados antigo e copiar/ imprimir as configurações personalizadas de Data Setup e Pattern Setting. Certificar-se de restaurar o banco de dados de trabalho antes de continuar para evitar a perda de dados.

Esclarece que todos os kits afetados pela ação de campo ainda estão em estoque, ou seja, não houve distribuição em território nacional. Desta forma, a produção de novos CDs-ROM para retrabalho e por conseguinte a normalização dos estoques, levará muitas semanas. Logo, o envio da orientação adicional retrata uma medida eficaz para contornar o problema.

Para notificar queixas técnicas e eventos adversos, informe o número do Alerta 3839 no texto da notificação ao utilizar os canais abaixo:

Notivisa: Notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária devem ser feitos por meio do Sistema Notivisa (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes).




Informações Complementares:

Data da entrada da notificação para a Anvisa: 15/04/2022.

A empresa detentora do registro do produto afetado é responsável por contatar, oportunamente, seus clientes de modo a garantir a execução e a efetividade da Ação de Campo em curso.

Destaca-se a responsabilidade solidária da cadeia de distribuição e uso dos produtos para a saúde na manutenção de sua qualidade, segurança e eficácia, bem como da efetividade da Ação de Campo, expressa pela RDC Anvisa 551/2021 (https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-rdc-n-551-de-30-de-agosto-de-2021-341672897).

O presente alerta será atualizado sempre que necessário.