Alertas Alertas

Back

Colírios contendo corticosteroides: riscos à visão associados ao uso inadequado dessas substâncias.

 

 

Colírios contendo corticosteroides: riscos à visão associados ao uso inadequado dessas substâncias


05/06/14.


A Farmacovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária tomou conhecimento do uso indiscriminado de colírios contendo corticoides e faz um alerta aos profissionais de saúde e à população em geral quanto ao risco do uso inadequado desses produtos.

Os colírios corticosteroides comumente registrados contêm as substâncias prednisolona, dexametasona e fluormetalona. Esses medicamentos são utilizados como anti-inflamatórios e seu uso prolongado pode provocar o aumento da pressão intraocular em certos pacientes, fato que pode ocasionar dano ao nervo óptico e falhas no campo visual. Assim, a monitorização frequente da pressão intraocular deve acompanhar o uso desses produtos. O uso prolongado de corticosteroides pode resultar, ainda, na formação de catarata ou, em alguns casos, na ocorrência de perfurações na córnea.

As bulas dos medicamentos registrados encontram-se adequadas e possuem informações sobre o risco dos eventos adversos descritos, o que auxilia no uso racional do medicamento. Os medicamentos citados devem ser vendidos sob prescrição médica, de forma a evitar o seu uso indiscriminado e incorreto. A Anvisa reforça, então, a necessidade do uso adequado destes produtos a partir de prescrição médica e com o apropriado acompanhamento de um profissional de saúde.

 

A Anvisa monitora continuamente os medicamentos e solicita aos profissionais de saúde e pacientes que notifiquem os eventos adversos ocorridos com o uso de qualquer medicamento. A comunicação de suspeitas de eventos adversos pelos pacientes pode ser realizada por meio do Formulário de Notificação de Eventos Adversos para o Cidadão ou ainda pelos canais disponíveis para atendimento ao cidadão:  Central de Atendimento ao Público e Ouvidoria. Para o profissional de saúde, a Anvisa disponibiliza o sistema Notivisa para a realização das notificações de eventos adversos.