Alertas Alertas

Back

Nafazolina: risco de intoxicação e contraindicação de uso em crianças.

Nafazolina: risco de intoxicação e contraindicação de uso em crianças

11/07/13

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa recebeu notificações que relatam casos de intoxicação devido ao uso de nafazolina em crianças. A nafazolina é um agonista alfa-adrenérgico usado como vasoconstritor e descongestionante nasal, com um rápido início de ação vasoconstritora e com efeito prolongado. A administração intranasal da nafazolina leva a um processo de constrição dos vasos dilatados da mucosa nasal, o qual reduz o fluxo sanguíneo e o edema tissular.

Atualmente, os medicamentos que contêm a nafazolina são contraindicados para uso em crianças. A ingestão desse medicamento por crianças – especialmente no caso de superdosagem – pode causar náusea, cefaleia, hipertensão, hipotensão, depressão do sistema nervoso central com diminuição acentuada da temperatura do corpo, bradicardia, sudorese, sonolência e coma.

Salientamos que, em maio de 2010, as empresas fabricantes de medicamentos descongestionantes nasais tópicos à base de nafazolina foram notificadas a recolher  do mercado os produtos vendidos como isentos de prescrição médica, pois, de acordo com a lista de grupos e indicações terapêuticas especificadas (GITE), os descongestionantes nasais tópicos são isentos de prescrição médica, com exceção dos que contenham vasoconstritores.

A Gerência de Farmacovigilância reforça, portanto, a contraindicação de medicamentos que contenham o princípio ativo nafazolina para crianças. A nafazolina continua disponível no mercado somente para venda com prescrição médica e para uso adulto.

Os produtos que contêm nafazolina em sua composição devem ser armazenados fora do alcance das crianças. Em caso de ingestão acidental da substância, a criança deve ser encaminhada ao serviço médico o mais rápido possível.

A Anvisa reforça a necessidade da promoção do uso seguro e racional de medicamentos e solicita aos profissionais de saúde que notifiquem especialmente as suspeitas de reações adversas graves[1]a qualquer medicamento pelo sistema NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm.


 


[1] Reações adversas graves: óbito; ameaça à vida; hospitalização ou prolongamento de hospitalização já existente; incapacidade significativa ou persistente; anomalia congênita ou evento clinicamente significante (intervenção médica com a finalidade de evitar óbito, risco à vida, incapacidade ou hospitalização).