Alertas Alertas

Back

Jevtana ® (cabazitacel): risco de erros durante a preparação do medicamento.

 

 

Jevtana ® (cabazitacel): risco de erros durante a preparação do medicamento.

14/11/13


 
O cabazitaxel (Jevtana ®) é um taxano semi-sintético, autorizado em 2011 para o tratamento de pacientes com câncer de próstata com metástase hormônio-refratário, previamente tratados com um esquema contendo docetaxel. É registado como Jevtana ® 60 mg concentrado + solvente para solução para infusão e é fornecido como um kit contendo um frasco de concentrado com 60 mg em 1,5 mL de cabazitaxel + frasco com 4,5 ml de solvente.

Ressalta-se que este medicamento é um produto oncológico e seu preparo deve ser realizado, cuidadosamente, por um profissional de saúde. Qualquer erro na diluição do produto pode aumentar o risco de reação adversa.

Antes da administração, o medicamento requer um processo de diluição em duas fases. Na primeira fase, o concentrado deve ser diluído com o solvente, ou seja, devem ser acrescentados os 4,5 ml que, teoricamente, tem o frasco de solvente aos 60 mg em 1,5 mL de concentrado, o que resulta em uma concentração de 10 mg/mL de cabazitaxel.

A bula aprovada do medicamento esclarecia que todo o solvente fornecido deve ser acrescentado ao concentrado e indicava que o frasco de solvente contém 4,5 mL. Na segunda fase, o volume necessário para a diluição, dependendo da dose necessária para o paciente, deve ser extraído e adicionando a uma solução de glicose a 5% ou cloreto de sódio a 0,9%. No entanto, o frasco de cabazitaxel concentrado contém um excedente de 22% (73,2 mg, num volume total de 1,83 mL) e 26% para o solvente (volume total 5,67 mL). Este volume de envase foi estabelecido durante o desenvolvimento de Jevtana® para compensar as perdas de líquido durante a preparação mistura.

Consequentemente, a concentração de 10 mg/mL, resultante da adição do solvente ao concentrado na primeira fase, é efetivamente obtida adicionando 5,49 mL (volume aproximado de solvente após a perdas) a 73,2 mg/ 1,83 mL (volume de concentrado), resultando uma mistura com um total de 73,2 mg em 7,32 mL de cabazitaxel. O excesso garante que, após a diluição com o conteúdo TOTAL do diluente (5,67 mL) que acompanha Jevtana®, resulte em um volume mínimo extraível da mistura de 6 mL contendo 10 mg/mL de Jevtana®.

Foram observados erros na diluição do medicamento quando se preparava este medicamento sem considerar os volumes excedentes. Até a presente data, as seguintes causas foram identificadas:

  • Interpretação incorreta das instruções de uso descritas na bula inicial do produto por alguns farmacêuticos, levando a protocolos incorretos de preparação e administração de doses elevadas;
  • Interpretação incorreta, em algumas farmácias hospitalares, da informação de um excesso de volume de envase dos frascos-ampolas do concentrado de cabazitaxel e diluente;
  • Entrada de volumes incorretos em sistemas de software para preparação de medicamentos em farmácias hospitalares, que também poderiam eventualmente levar a incorreta preparação e administração do produto.

Desta forma, a Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda alterou o texto da bula do medicamento para informar de forma mais clara a instrução de uso e preparo do produto Jevtana®, no que se refere ao excesso de volume do frasco-ampola do concentrado de Jevtana® 60mg em 1,5 mL e do diluente para compensar as perdas de líquido durante a preparação e também, reforçar a recomendação de utilizar TODO o conteúdo do diluente no preparo da solução.

Além disso, a empresa distribuirá um comunicado direcionado aos profissionais de saúde da área oncológica no Brasil para esclarecer e relembrar a instrução de uso correto de Jevtana®. A empresa avaliará o preparo corrente de Jevtana® pelos profissionais de saúde e, quando necessário, realizará treinamentos com esses profissionais.

A Anvisa monitora continuamente os medicamentos e solicita aos profissionais de saúde e pacientes que notifiquem os eventos adversos ocorridos com o uso de qualquer medicamento. A comunicação de suspeitas de eventos adversos pelos pacientes pode ser realizada por meio do Formulário de Notificação de Eventos Adversos para o Cidadão ou ainda pelos canais disponíveis para atendimento ao cidadão:  Central de Atendimento ao Público  e Ouvidoria. Para o profissional de saúde, a Anvisa disponibiliza o sistema Notivisa para a realização das notificações de eventos adversos.

 


Referências consultadas:


Agência Européia de Medicamentos (EMA) - Reporting Experience from national patientsafety organisations

Agência Européia de Medicamentos (EMA) - Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR) relativo ao Jevtana.

Instituto para o Uso Seguro de Medicamento, delegação espanhola (ISMP Espanha) - Nota de advertencia sobre riesgo de errores en la preparación de cabazitaxel (Jevtana)