Alertas Alertas

Back

Salicilatos: risco aumentado de ocorrência da Síndrome de Reye no tratamento da gripe.

Salicilatos: risco aumentado de ocorrência da Síndrome de Reye no tratamento da gripe

08/07/09

 

Estamos em um momento de pandemia da Influenza A e ainda no período de ocorrência de gripe comum (Influenza Sazonal). Por este motivo, os pais e profissionais da saúde devem ficar atentos para a não utilização de medicamentos contendo ácido acetilsalicílico para o alívio dos sintomas associados às infecções virais, especialmente em crianças e adolescentes.

A infecção pelo vírus H1N1(Influenza A) pode causar uma série de sintomas, tais como: febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios e cansaço. A severidade da doença pode variar de média a grave, podendo causar pneumonia, dificuldade respiratória e morte. Tais sintomas não devem ser tratados com o uso de salicilatos.

Os salicilatos são uma classe de fármacos anti-inflamatórios não esteroides com propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias. O ácido acetilsalicílico (AAS) é um dos salicilatos mais utilizados no mundo. De acordo com informações que constam na bula do ácido acetilsalicílico, em determinadas doenças virais – especialmente as causadas por varicela e vírus influenza A e B – há o risco de ocorrência da Síndrome de Reye, uma doença muito rara, mas com possível risco de morte, e que requer intervenção médica imediata. O risco de ocorrência da Síndrome pode aumentar com o uso de ácido acetilsalicílico, embora uma relação causal não tenha sido claramente estabelecida.

 

A Síndrome de Reye (SR) é uma doença rara e grave, que normalmente ocorre em crianças com idades entre 4 e 12 anos, embora possa ocorrer em qualquer faixa etária. A doença afeta todos os órgãos do corpo, sendo mais prejudicial ao cérebro e ao fígado, por causar um aumento agudo de pressão dentro do cérebro e, frequentemente, acúmulos volumosos de gordura nos demais órgãos.

A SR pode ocorrer durante a recuperação de uma infecção viral ou pode desenvolver-se 3 a 5 dias após o início da virose. Seus sintomas incluem: vômito recorrente ou persistente, letargia, mudanças de personalidade como irritabilidade ou agressividade, desorientação ou confusão, delírio, convulsões e perda da consciência. Os sintomas da SR não seguem um padrão típico, como por exemplo, vômitos nem sempre ocorrem.

 

Pacientes com sintomas de gripe devem seguir as seguintes recomendações:

- Evitar a automedicação e não aceitar indicações de leigos para o tratamento sintomático da gripe;

- Checar na embalagem e na bula os princípios ativos dos medicamentos utilizados para ter certeza de que estes não contêm salicilatos (AAS, acetilsalicilato de lisina e salicilamida);

- Os cuidados indicados, especialmente no caso de crianças menores de 2 anos, podem incluir a utilização de um umidificador e de um aspirador nasal para auxiliar na limpeza das secreções nasais;

- Caso haja suspeita de infecção de Influenza A (H1N1), procurar o posto de saúde mais próximo imediatamente;

- Em caso de ocorrência de eventos adversos, procurar orientação de um profissional da saúde.

 

 

Recomendações aos profissionais de saúde:

- Orientar os pacientes nos cuidados a serem adotados no tratamento da influenza sazonal e da influenza A;

 - Notificar à Anvisa a suspeita de ocorrência de Síndrome de Reye e todas as suspeitas de reação adversa grave a qualquer medicamento por meio do NOTIVISA.

A contribuição de todos é fundamental na constituição do sistema de monitorização dos medicamentos comercializados no País, pois o acúmulo de informações norteia as ações regulatórias no mercado farmacêutico brasileiro.

 

Referências Consultadas:

- Centers for Disease Control and Prevention – CDC - (acessado em 24/06/2009)
- National Reye's Syndrome Foundation - (acessado em 24/06/2009)
- Goodman & Gilman. As Bases Farmacológicas da Terapêutica, 11ª edição.
- Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica de Influenza - (acessado em 08/07/2009)