Alertas Alertas

Back

Metadona: risco de toxicidade cardíaca e respiratória.

Metadona: risco de toxicidade cardíaca e respiratória

28/12/06

 

Nos Estados Unidos, os profissionais de saúde foram notificados pela agência reguladora, Food and Drug Administration (FDA), acerca dos relatos de morte e de eventos adversos graves – tais como depressão respiratória e arritmias cardíacas – em pacientes que utilizavam metadona para controle da dor após serem tratados com outros narcóticos mais potentes. Esses eventos adversos são as possíveis consequências de sobredoses não intencionais e/ou interações medicamentosas que podem levar à toxicidade cardíaca da metadona (prolongamento QT e Torsade de Pointes).

A metadona é um antagonista opióide sintético utilizado principalmente no tratamento de dores de pacientes com câncer, como substituto da morfina. Apesar de ser usada no tratamento de dependentes de drogas, principalmente da heroína, a metadona também pode provocar dependência.

Os profissionais de saúde e os pacientes devem estar atentos a sinais de sobredose de metadona, que incluem: dificuldade na respiração ou respiração superficial; cansaço extremo ou sonolência; visão turva; dificuldade para pensar, falar ou andar; sensação de desmaio, tontura ou confusão. Se estes sinais ocorrerem, os pacientes devem receber atenção médica imediatamente.

Os pacientes que utilizam metadona devem fazê-lo exatamente conforme prescrito, não devendo iniciar ou cessar o uso de outros medicamentos ou de suplementos dietéticos sem informar ao profissional de saúde responsável.

Na busca pela promoção do uso correto e seguro dos medicamentos, a Unidade de Farmacovigilância divulga essa informação e solicita aos profissionais de saúde que notifiquem a suspeita destas reações adversas (e todas as suspeitas de reação adversa grave a qualquer medicamento ou aquela que não esteja descrita na bula) por meio do Formulário de Suspeita de Reação Adversa a Medicamentos.

A contribuição de todos é fundamental na constituição do sistema de monitorização dos medicamentos comercializados no País, pois o acúmulo de informações norteia as ações regulatórias no mercado farmacêutico brasileiro.

 

Referências consultadas:

http://www.fda.gov/medwatch/safety/2006/safety06.htm#Methadone

http://www.fda.gov/cder/drug/advisory/methadone.htm