Alertas Alertas

Back

Bifosfonatos: risco de osteonecrose mandibular.

 

Bifosfonatos: risco de osteonecrose mandibular.

09/10/13

 

Os bisfosfonatos são análogos sintéticos de um regulador endógeno da mineralização óssea. Eles diminuem potencialmente a reabsorção óssea. Essa classe de medicamentos é utilizada para o tratamento e prevenção de distúrbios ósseos, incluindo hipercalcemia, bem como para a prevenção de problemas ósseos em doentes com cancro, tratamento de osteoporose e doença de Paget. Representam a primeira escolha para a prevenção secundária e tratamento da osteoporose.

Os bifosfonatos aprovados para uso pela ANVISA são: alendronato, ibandronato, risedronato, pamidronato, clodronato e ácido zoledrônico. O etidronato não possui registro vigente no Brasil.

Alendronato, ibandronato, risedronato e ácido zoledrônico possuem indicação expressa na bula para tratamento de osteoporose em mulheres, pós-menopausa, para a prevenção de fraturas. Pamidronato é indicado no tratamento das condições associadas a aumento da atividade osteoclástica, como metástases ósseas, mieloma múltiplo, hipercalcemia induzida por tumor e doença óssea de Paget. Clodronato é indicado para o tratamento do aumento da reabsorção óssea devido a doenças malignas, com ou sem hipercalcemia.

Estudos recentes associam possíveis fatores de risco de fraturas femorais atípicas relacionadas à utilização em longo prazo dos bisfosfonatos, bem como a possibilidade de ocorrência de osteonecrose mandibular relacionada ao uso dessa classe de medicamentos. Em março desse ano, essa reação adversa foi citada no Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias de Saúde (BRATS, nº21, ano VII). O Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (CVS/SES/SP) identificou em seu sistema de notificações que, dentre as reações adversas graves associadas a essa classe de medicamentos, a ocorrência de osteonecrose mandibular merece atenção especial, devido à sua gravidade e à dificuldade de diagnóstico. Com base nessas informações, o CVS-SP publicou o Alerta Terapêutico em Farmacovigilância sobre o Uso de Bifosfonatos Associado ao Risco de Osteonecrose de Mandíbula.

A Anvisa alerta para os riscos mencionados e reforça a necessidade da promoção do uso seguro e racional desses medicamentos. Nesse sentido, solicita aos profissionais de saúde que notifiquem as suspeitas de reações adversas relacionadas ao uso de bifosfonatos – especialmente as reações graves – por meio do sistema NOTIVISA (http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm).

 

Referências consultadas:

1) BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Eficácia e Segurança do uso dos bisfosfonatos por longo prazo para prevenção de fraturas osteoporóticas em mulheres na menopausa. Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Ano VII, nº21, 2013.

2) Bulário Eletrônico da Anvisa. Disponível em: http://www4.anvisa.gov.br/BularioEletronico/. 3) Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (CVS/SES/SP), Alerta terapêutico em Farmacovigilância, 02/2013, http://www.cvs.saude.sp.gov.br/up/ALERTA%20TERAP%C3%8AUTICO%20 11%20Bisfosfonatos.pdf

 4) FDA (Food and Drug Administration). Information for Healthcare Professionals: Bisphosphonates. USA,2008 5) EMEA (European Medicines Agency). EMEA 2010 Priorities for Drug Safety Research. Long-term adverse skeletal effects of bisphosphonates. London, 2009.