Alertas Alertas

Back

Bloqueadores do Fator de Necrose Tumoral Alfa (TNFa): risco de infecções graves por Legionella e Listeria.

Bloqueadores do Fator de Necrose Tumoral Alfa (TNFa): risco de infecções por Legionella e Listeria.

26/09/11

 

A Anvisa adverte os profissionais de saúde que o uso de medicamentos bloqueadores do fator de necrose tumoral alfa está associado ao risco de infecções graves bacterianas pelos patógenos oportunistas Legionella (pneumonia) e Listeria (meningite, bacteremia, endoftalmite e  sepse), algumas vezes com desfecho fatal.

Os medicamentos da classe dos Bloqueadores do Fator de Necrose Tumoral Alfa são medicamentos biológicos indicados para o tratamento de doenças autoimunes, especialmente artrite reumatóide, artrite psoriática, psorí­ase em placas, artrite reumatóide juvenil, espondilite anquilosante, colite ulcerativa e Doença de Crohn. No Brasil, os medicamentos registrados são Remicade® (infliximabe), Enbrel® (etanercept), Humira® (adalimumabe),Cimzia® (certolizumabe pegol) e Simponi® (golimumabe).

Recentemente, o FDA revisou os casos de infecções em pacientes tratados com TNFa e decidiu adicionar às bulas dos medicamentos desta classe  advertência sobre o risco elevado de infecções por Legionella e Listeria. As sugestões de alteração de bula destes produtos estão em fase de análise pela Anvisa.


Informações aos pacientes:

- Bloqueadores de TNFa podem diminuir a capacidade do sistema imunológico de combater infecções.

- Pacientes devem informar ao médico se estão sendo tratados para uma infecção ou se possuem infecções recorrentes.

- Pacientes devem ler o Guia de Medicação que acompanha a sua receita para bloqueadores de TNFa.

- Pacientes devem contatar um profissional de saúde se tiverem dúvidas ou preocupações sobre o tratamento com os bloqueadores de TNFa.


Informações aos profissionais de saúde:

- Pacientes tratados com bloqueadores de TNFa possuem risco aumentado de desenvolver infecções graves envolvendo múltiplos órgãos, fato que pode levar à hospitalização ou morte por bactérias, micobactérias , fungos, ví­rus, parasitas e outros patógenos oportunistas.

- Os riscos e benefícios dos bloqueadores de TNFa devem ser considerados antes de se iniciar a terapia em pacientes com infecção crônica ou recorrente, e em pacientes com condições subjacentes que possam predispor a infecções.

- Pacientes acima de 65 anos de idade e pacientes que fazem uso de imunossupressores podem ter maior risco de infecção.

- Antes de iniciar o tratamento e periodicamente, os pacientes devem ser avaliados e testados para infecção latente.

- Pacientes devem ser monitorados quanto a sinais e sintomas de infecções graves durante o tratamento. Os profissionais de saúde devem estimular os pacientes a lerem o Guia de Medicação que acompanha a sua receita para bloqueadores TNFa.  

- Profissionais de saúde devem notificar eventos adversos graves pelo sistema NOTIVISA.

Mais informações estão disponí­veis no site da Agência Americana (Food and Drug Administration – FDA).