Alertas Alertas

Back

Multaq® (dronedarona): riscos de eventos cardiovasculares graves.

Multaq® (dronedarona): riscos de eventos cardiovasculares graves.

21/12/11

 

A Gerência de Farmacovigilância recebeu, em agosto de 2011, um comunicado da Sanofi-Aventis Farmacêutica LTDA, empresa responsável pelo registro do medicamento Multaq® (dronedarona), a respeito de informações preliminares de um estudo realizado em pacientes com fibrilação atrial permanente realizado com o medicamento.

O estudo clínico, denominado PALLAS - Permanent Atrial Fibrillation Outcome Study Using Dronedarone on Top of Standard Therapy, investigou pacientes de alto risco com fibrilação atrial permanente e teve que ser interrompido devido a um aumento de eventos cardiovasculares importantes (morte cardiovascular, derrame, embolismo arterial sistêmico e infarto do miocárdio) nos pacientes que receberam dronedarona. 

A dronedarona é um antiarrítmico indicado para a redução do risco de hospitalização cardiovascular em pacientes adultos com fibrilação atrial não permanente, denominada fibrilação atrial paroxística ou persistente ou flutter atrial.

A fibrilação atrial ocorre quando os átrios (as câmaras superiores do coração) contraem de forma irregular ou rapidamente. Multaq® é utilizado para prevenir que a fibrilação volte a ocorrer ou para diminuir o ritmo cardíaco. O medicamento atua por meio do bloqueio dos canais pelos quais as partículas de potássio se movem para dentro e para fora das células musculares, causando atividade elétrica excessiva que conduz à fibrilação atrial ou aceleração do batimento cardíaco.

Em setembro de 2011, a Agência Européia de Medicamentos (EMA) completou uma revisão sobre o balanço benefício/risco do medicamento após a obtenção dos resultados preliminares do estudo. Além disso, a EMA recebeu relatos de graves problemas hepáticos e pulmonares relacionados ao uso do referido produto. O CHMP (Committee for Medicinal Products for Human Use) concluiu que os benefícios de uso do medicamento continuam a superar seus riscos, e realizou diversas recomendações aos pacientes e prescritores para reduzir o risco dos eventos cardiovasculares, pulmonares e hepáticos.

Em dezembro de 2011, a agência reguladora americana (FDA – Food and Drug Administration) completou uma revisão de segurança referente ao medicamento Multaq®. Essa revisão corroborou o aumento do risco de eventos cardiovasculares graves relacionados ao medicamento, incluindo morte, quando este foi administrado em pacientes com fibrilação atrial permanente. A revisão foi baseada no resultado de dois estudos clínicos, PALLAS e ATHENAS.

Com base nos achados dos estudos publicados e nas revisões feitas por agências regulatórias internacionais, a Gerência de Farmacovigilância faz as seguintes recomendações aos prescritores e pacientes:

- O tratamento com dronedarona é indicado apenas para a redução do risco de hospitalização cardiovascular em pacientes com fibrilação atrial paroxística ou persistente ou flutter atrial, com episódio recente de fibrilação atrial e fatores de risco cardiovascular associados (idade maior que 70 anos, hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral anterior, diâmetro do átrio esquerdo maior ou igual a 50 mm ou fração de ejeção do ventrículo esquerdo menor que 40%), durante ritmo sinusal ou que serão cardiovertidos;

- o medicamento dronedarona não deve ser administrado em pacientes com fibrilação atrial permanente;

- O tratamento deve ser iniciado e monitorado por um especialista;

- Pacientes em uso de dronedarona devem ter suas funções hepáticas e pulmonares, assim como seu ritmo cardíaco, monitorados regularmente.

Embora a população do estudo (pacientes com fibrilação atrial permanente com muitos fatores de risco) seja diferente da população para a qual o medicamento está atualmente indicado, os achados cardiovasculares do estudo são significativos e podem ser relevantes para a população atual.

Dessa maneira, a Anvisa reforça a necessidade da promoção do uso seguro e racional de medicamentos e solicita aos profissionais de saúde que notifiquem as suspeita de reações adversas graves relacionados ao uso do medicamento por meio do sistema NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm

Referências:

- Micromedex 2.0 [base de dados na Internet]. United Kingdon: Thomson Reuters [acesso em: 20 de dezembro de 2011]. Disponível em: http://www.micromedex.com/

- Site da Agência Americana (Food and Drugs Administration – FDA). [Disponível em: http://www.fda.gov/Safety/MedWatch/SafetyInformation/SafetyAlertsforHumanMedicalProducts/ucm264204.htm]

- Site da Agência Européia (European Medicines Agency– EMA). [Disponível em: http://www.ema.europa.eu/ema/index.jsp?curl=pages/medicines/human/public_health_alerts/2011/09/human_pha_detail_000038.jsp&mid=WC0b01ac058001d126]