Alertas Alertas

Back

MentoVick (dextrometorfano): casos suspeitos de intoxicação.

MentoVick (dextrometorfano): casos suspeitos de intoxicação.

27/09/13

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi informada pela representação da OPAS no Paraguai sobre casos suspeitos de intoxicação com dextrometorfano naquele país em 14 crianças. A informação oficial sobre o fato está disponível na página do Ministério da Saúde de Paraguai, acessível pelo link:

http://www.mspbs.gov.py/v2/19450-COMUNICADO-A-LA-OPINIONPUBLICA--ALERTA-FARMACOLOGICO-URGENTE

Posteriormente, fomos informados de casos potenciais de suspeitos de intoxicação na cidade de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, fronteira com a cidade de Juan Caballero (em que se concentraram o maior numero de casos de intoxicação pelo medicamento no Paraguai). Em função disso, foi emitido alerta sanitário pela Vigilância Sanitária do Estado do Mato Grosso do Sul, e, conjunto com a Anvisa:

 

A Anvisa informa que o Laboratório do INDUFAR C.I.S.A, detentor do registro do medicamento no Paraguai, não possui nenhum medicamento registrado no Brasil e que se tratam de casos isolados nas cidades de Dourados e Ponta Porã. Vale ressaltar que o governo do Paraguai já suspendeu a produção e comercialização do produto como monodroga naquele país.

Os principais sintomas descritos com a intoxicação do referido medicamentos são dificuldade respiratória, sonolência e intensa cianose(coloração azul-arroxeada da pele e lábios), passível de evolução para coma e óbito.

Recomenda-se que, caso seja constada sintomatologia semelhante combinada com a ingestão do referido medicamento, a criança deverá ser lavada imediatamente para atendimento médico. Além disso, a vigilância sanitária local deverá ser comunicada.

A Anvisa informa, ainda, que continua a monitorar a segurança do medicamento e reforça o alerta para os perigos do consumo de medicamentos que não possuem registro no Brasil, colocando em risco a segurança do paciente. Em caso de dúvida ou de alguma suspeita de evento adverso relacionado ao uso do referido produto, a o contato poderá ser feito com a Central de Atendimento da Anvisa pelo numero 0800 642 9782.

A Gerência de Farmacovigilância solicita a colaboração dos profissionais de saúde para que notifiquem especialmente as suspeitas de reações adversas graves pelo sistema NOTIVISA para possam ser tomadas as providências adequada no momento oportuno.