Alertas
Alerta 2260 (Tecnovigilância) - VR Medical - Solução Viscoelástica Ixium - Descumprimento das Boas Práticas de Fabricação
Área: GGMON
Número: 2260
Ano: 2017
Resumo:
Alerta 2260 (Tecnovigilância) – VR Medical – Solução Viscoelástica Ixium – Descumprimento das Boas Práticas de Fabricação.
Identificação do produto ou caso:
Nome comercial: Solução Viscoelástica Ixium Nome técnico: Solução Viscoelástica Ixium Número de registro ANVISA: 80102510708 Classe de risco: III
Problema:
A VR Medical iniciou o recolhimento dos produtos do fabricante LCA S.A registrados no Brasil por nossa empresa mediante recebimento da Notificação ANVISA n° 23-123/2016-CPROD/GIPRO/GGFIS (fabricante foi indeferido durante inspeção de Certificação de Boas Práticas internacional por não atender os requisitos estabelecidos nas legislações sanitárias brasileiras).
Ação:
Ação de Campo Código Notif 23-123/2016 ANVISA desencadeada sob responsabilidade da empresa VR MEDICAL IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS MÉDICOS LTDA. Empresa fará recolhimento.
Histórico:
Notificação feita pela empresa em atendimento à RDC 23/2012 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ação de campo por parte do detentor do registro do produto para a saúde)
Empresa detentora do registro: VR MEDICAL IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS MÉDICOS LTDA
Endereço: RUA BATATAES, 391 CONJUNTOS 11, 13 R 8ºANDAR SP
Telefone: 11 38857633
Fabricante: LCA S.A.
Endereço: 9 Allée Prométhée, F-28000- Chartres
Telefone: 33.237.333.930
Recomendações:
A VR Medical não possui registros de reclamações dos produtos em recolhimento, porém recomenda que os profissionais efetuem acompanhamento dos pacientes que tenham sido submetidos a procedimentos com os referidos produtos e que informem a VR Medical imediatamente caso alguma reação adversa ou queixa seja informada através dos contatos a seguir: contato@vrmedical.com.br - SAC: 08007703661 Telefone: (11) 3885-7633
Caso queira notificar queixas técnicas e eventos adversos utilize os canais abaixo:
Notivisa: Notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) para produtos sujeitos à Vigilância Sanitária devem ser feitos por meio do Sistema NOTIVISA. Para acessar o Sistema, é preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal ou a opção Instituição/Entidade, se for um profissional de uma instituição/entidade.
Sistema de Tecnovigilância: Paciente ou cidadão pode notificar por meio do Sistema de Tecnovigilância/SISTEC acesso por meio do link <http://www.anvisa.gov.br/sistec/notificacaoavulsa/notificacaoavulsa1.asp>
Anexos:
Informações Complementares:
- Data de identificação do problema pela empresa: 13/03/2017
- Data da entrada da notificação para a Anvisa: 15/03/2017
A empresa detentora do registro do produto afetado é responsável por contatar, oportunamente, seus clientes de modo a garantir a efetividade da Ação de Campo em curso.