Back

10 de setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

PREVENÇÃO

10 de setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

A Anvisa publica nota técnica sobre práticas seguras para prevenção de suicídio de paciente.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 10/09/2020 18:59
Última Modificação: 12/09/2020 21:30

Dez de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Uma data para refletirmos e falarmos sobre o tema. Afinal, são milhares de vidas perdidas nos quatro cantos do mundo. Por isso, as ações de prevenção se mostram essenciais.

Com o objetivo de orientar gestores e profissionais de saúde que atuam nos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e na assistência em geral, além daqueles que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), a Anvisa publica a Nota Técnica (NT) 09/2020. O documento busca a promoção de cuidados seguros e o esclarecimento sobre as principais práticas seguras de prevenção de suicídio de paciente, de tentativa de suicídio ou de dano autoinfligido que resulte em lesão séria durante a assistência dentro do serviço de saúde.

A Nota Técnica contempla, por exemplo, a identificação e a avaliação de risco de suicídio em serviços de saúde, bem como medidas gerais para minimização do risco e medidas ambientais, entre outras informações. 

Por fim, destaca-se que,  embora a notificação destes eventos seja feita compulsoriamente ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica das Secretarias de Saúde, eles também devem ser notificados ao SNVS, por meio do Notivisa - módulo Assistência à Saúde.

Confira aqui a Nota Técnica.

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial