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A informação é o melhor remédio

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A informação é o melhor remédio

Por: ASCOM
Publicado: 02/01/2008 02:00
Última Modificação: 25/06/2015 11:04
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Já está disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o kit da campanha "A Informação é Melhor Remédio”. O material inclui vídeos, áudios, cartazes, cartilha e guia de apoio.
 

O projeto, resultado de uma parceria entre a Anvisa e o Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, tem por objetivo esclarecer a população sobre os riscos da automedicação. “Medicamentos são produtos que, apesar de seus indiscutíveis benefícios, podem causar danos à saúde e, portanto, não podem ser tratados como um bem de consumo qualquer”, avalia a gerente de monitoramento e fiscalização de Propaganda da Anvisa, Maria José Delgado. “Uma das principais formas de combater o uso equivocado de medicamentos é a orientação aos cidadãos”, prossegue Delgado.
 

Entre os efeitos nocivos da automedicação, Delgado destaca a intoxicação. De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz, 32.884 pessoas sofreram intoxicação por medicamentos em 2006. Destas, 99 não sobreviveram e outras 28 sofreram seqüelas. Outros males da automedicação são o uso de dosagem menor que a necessária, a interrupção do tratamento, as reações alérgicas e o aumento da resistência do organismo aos antibióticos.

Campanha
 

As peças publicitárias contam com a participação do médico Dráuzio Varella e da farmacêutica Maria Eugênia Cury, que doaram seus cachês para a campanha. Ao todo, foram confeccionados dez mil kits contendo cinco cartazes, uma cartilha, vídeos e spots para rádio. O material será distribuído para as unidades do Programa Farmácia Popular do Brasil, Núcleos de Apoio ao Saúde da Família, aos conselhos estaduais e municipais de saúde, Ministério da Educação e órgãos de defesa do consumidor.
 

O kit disponível no site da Anvisa, incluindo áudio e vídeo, pode ser reproduzido livremente, desde que mencionada a fonte. Todo material da campanha foi produzido pela organização não governamental Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip).

ASCOM/ Assessoria de Imprensa da Anvisa