Back

Agência sedia reunião sobre novas drogas psicoativas

Cooperação Internacional

Agência sedia reunião sobre novas drogas psicoativas

Evento abordou problemas de países ocidentais para identificar mais rapidamente substâncias sintéticas fabricadas para burlar lista de drogas ilegais.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 17/05/2018 17:47
Última Modificação: 22/05/2018 18:21

A Anvisa sediou, entre os dias 15 e 17 de maio de 2018, a Segunda Reunião Regional de Novas Substâncias Psicoativas (NSP) do Hemisfério Ocidental (Américas).

As NSP são substâncias desenvolvidas especificamente para burlar as medidas de controle aplicadas pelos países e são utilizadas como “drogas legais”, em alternativa a substâncias psicoativas já controladas.

O evento, coordenado pelo Escritórios das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), teve como objetivo discutir experiências no enfretamento ao problema relacionado às NPS, com a troca de informações técnicas entre especialistas nacionais, regionais e internacionais.

Diversos países da região enfrentam dificuldades na identificação e no controle dessas substâncias, na mesma velocidade em que cresce sua síntese e distribuição. O conhecimento limitado sobre o desafio das NPS é hoje o maior motivador para que as autoridades desses países unam esforços para enfrentar o problema.

Durante a reunião, os especialistas realizaram apresentações e discussões de grupo sobre novas tendências, desafios na identificação e detecção de NSP, respostas legislativas e regulatórias, além de sistemas de alertas prévio. Como resultado, espera-se alcançar propostas para o monitoramento do tema e o fortalecimento das ações necessárias para o seu enfrentamento, com foco na região das Américas.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, acompanhado do Representante do Unodc no Brasil, Rafael Franzini, do diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Nelson Tabajara, do secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Humberto Viana Filho, e do chefe da Seção Científica e de Laboratórios do Unodc, Justice Tettey.

Para saber mais sobre Novas Substâncias Psicoativas, acesse: http://portal.anvisa.gov.br/controlados/nsp

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial