Back

Agência suspende propaganda de esterilizante

$chapeu_da_noticia.getData()

Agência suspende propaganda de esterilizante

Por: ASCOM
Publicado: 23/07/2008 03:00
Última Modificação: 25/06/2015 10:06
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

Foi publicada na terça-feira (22) a suspensão, em todo o território nacional, das propagandas do esterilizante Peracidil, fabricado pela Ecoper Química Ltda. As peças publicitárias do produto o apresentavam como um novo esterilizante, em substituição ao Glutaraldeído.

Ainda segundo as propagandas, tal substituição seria determinação de uma resolução do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do estado de São Paulo. Porém, a afirmação não é verdadeira. A citada resolução (SS -27) do CVS-SP estabelece, no âmbito do estado, medidas para o melhor controle do uso de esterilizantes à base de glutaraldeído, a fim de garantir maior segurança para os profissionais de saúde que o usam.

O glutaraldeído tem ação bactericida, virucida, fungicida e esporicida. É usado nos processos de esterilização de artigos médicos hospitalares termosensíveis (que não suportam processos de desinfecção a altas temperaturas).

Para as demais categorias de artigos médicos, a resolução estadual apresenta a alternativa de se substituir o glutaraldeído por outros produtos esterilizantes, sem no entanto indicar marca específica.

Importação

Está suspensa temporariamente a importação do medicamento Doxopeg, fabricado pela Farmacêutica Paraguaya S.A. (Fapasa) e importado pela Zodiac Produtos Farmacêuticos S.A., de Pindamonhangaba (SP). O fabricante terá de realizar estudos complementares aos testes de equivalência farmacêutica apresentados. A comercialização e uso do medicamento estão liberados. O medicamento de uso hospitalar é indicado para o tratamento de câncer de mama.


ASCOM/ Assessoria de Imprensa da Anvisa