Back

Anvisa Debate: O que fazer com sobras de medicamentos?

$chapeu_da_noticia.getData()

Anvisa Debate: O que fazer com sobras de medicamentos?

Por: ASCOM
Publicado: 31/01/2011 02:00
Última Modificação: 25/06/2015 13:18
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária promove, nesta segunda-feira (31/10), a partir das 9h, o Anvisa Debate que vai discutir o descarte de resíduos de medicamentos. O evento reúne representantes do governo, da indústria e da sociedade para debater as soluções para os medicamentos que sobram principalmente no ambiente doméstico.

Atualmente a Anvisa e o Ministério da Saúde coordenam o Grupo de Trabalho Temático sobre o descarte de medicamentos. O objetivo é desenvolver uma proposta de logística reversa para estes produtos. Isso significa criar mecanismos para que o medicamento que não será mais utilizado pelo consumidor possa retornar ao produtores, evitando os prejuízos ambientais e à saúde. O tema faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/2011.

Na parte da manhã será realizada uma conversa aberta ao público entre representantes do governo e setor produtivo. Participarão a Gerente de Resíduos Perigosos da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Maria Veloso; a representante do setor industrial, Vera Valente; o representante do setor atacadista e varejista de medicamentos, Pedro Zidoi; e o diretor da Anvisa Jaime César Oliveira.

Na parte da tarde será realizado o II Painel sobre Descarte de Resíduos de Medicamentos com a apresentação de experiências de sucesso no gerenciamento de resíduos. Um dos trabalhos apresentados será o modelo de logística reversa criado para o recolhimento das embalagens de agrotóxicos no Brasil. Também serão apresentadas iniciativas locais para o recolhimento de resíduos nos estados de Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

Imprensa/Anvisa