Back

Anvisa discute novas formas de interação com agências

$chapeu_da_noticia.getData()

Anvisa discute novas formas de interação com agências

Por: ASCOM
Publicado: 17/05/2012 03:00
Última Modificação: 25/06/2015 10:40
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

Ilustração do Mapa Mundi

É possível identificar uma forma de cooperação que seja comum às agências reguladoras de medicamentos de várias nações? A questão será discutida por representantes de cerca de 30 agências reguladoras de países dos cinco continentes, durante o “Seminário Internacional Regulação Sanitária: Desafios em um Mundo sem Fronteiras - o Aperfeiçoamento do Intercâmbio entre Agências Reguladoras”.

O Seminário Internacional, uma iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Organização Mundial de Saúde(OMS) por meio de sua diretora-geral, Margareth Chan, e do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, será realizado na sede da OMS em Genebra (Suíça), nesta sexta-feira (18/4), véspera da 65ª Assembleia Mundial da Saúde.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também participará das discussões, que terá a presença de agências de 30 países, como Austrália, Argentina, Portugal, Estados Unidos, França, Reino Unido, África do Sul, Índia e Cabo Verde, entre outras. Também estarão no evento representantes de organizações civis, como a organização internacional Médicos sem Fronteiras e unidades da estrutura das Nações Unidas (ONU).

O seminário internacional é uma resposta dos governos e autoridades de saúde de países que passaram a encarar um número crescente de situações que exigem soluções comuns na missão de proteger a saúde humana e garantir a segurança e a eficácia de produtos e serviços.

O objetivo do encontro é o de explorar novas formas de interação, aumentando o intercâmbio de informações, o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de atividades conjuntas para criar maior sinergia na regulação sanitária mundial.

O Brasil, por meio da Anvisa, já desenvolve um trabalho de intercâmbio e cooperação em regulação sanitária com diversos países e considera que o fortalecimento de iniciativas nessa área oferece ganhos coletivos de qualidade, segurança e eficiência na atuação regulatória.

Questões, como as vantagens e implicações da cooperação multilateral em regulação sanitária na agenda de reforma da OMS, além do fortalecimento de uma atuação mais voltada às necessidades de seus Estados Membros também serão debatidas no Seminário Internacional.

O Seminário Internacional Regulação Sanitária: Desafios em um Mundo sem Fronteiras será realizado das 8h30 às 16h, no Hotel Intercontinental, em Genebra, Suíça.

Imprensa/Anvisa