Back

Anvisa divulga resultados alcançados em 2018

RELATÓRIO DE GESTÃO

Anvisa divulga resultados alcançados em 2018

Documento já está disponível para consulta no Portal da instituição.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 08/04/2019 17:48
Última Modificação: 11/04/2019 14:25

Já está disponível o Relatório de Gestão da Anvisa, que traz um consolidado dos resultados obtidos pela instituição em 2018. O documento destaca informações gerais e das diversas áreas técnicas que compõem a Agência. Consulte a publicação completa no Portal da Anvisa.    

Um dos principais dados apresentados é o registro de 827 medicamentos em 2018, sendo 10 deles para o tratamento de doenças raras e 21 novos (antivirais, tratamento de infecções, câncer, dentre outros) ampliando as opções terapêuticas no Brasil.   

Em 2018, ano em que foi comemorado os 18 anos do início do processo de registro de genéricos no Brasil, foram registrados 24 medicamentos genéricos inéditos, o que elevou para 360 a quantidade de produtos disponibilizados para a população.   

A adequada avaliação e análise de registro de genéricos no Brasil traz resultados benéficos para a sociedade, pois representa acesso a mais opções de medicamentos com preços mais baixos do que os produtos de referência.   

Relatório de Gestão 2018 também destaca a regularização de 5.780 produtos para a saúde, 51.259 cosméticos e 7.337 saneantes.   

De acordo com o documento, outras ações importantes, que mostram o compromisso da gestão com a eficiência, foram a eliminação e a redução das filas para registro de medicamentos, alimentos e produtos para saúde.   

Além disso, ações de fiscalização evitaram que um número expressivo de produtos fora dos padrões requeridos para o consumo fosse disponibilizado à população. Outro ponto importante foi a boa gestão de recursos financeiros, indicado pela execução de 94,3% do orçamento de 2018.   

Anvisa 20 anos 

O diretor-presidente da Agência, Willian Dib, reforçou, em uma carta aberta publicada no Relatório de Gestão 2018, que, em 20 anos de atuação, a instituição vem atuando no controle sanitário da produção, na comercialização e no uso de produtos e de serviços submetidos à vigilância sanitária, além de trabalhar pela modernização da regulação sanitária.   

Ele destacou também o trabalho baseado em conhecimento técnico, atuação ética e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos. “A Agência é uma das protagonistas na proteção e na promoção da saúde da sociedade brasileira, cumprindo, assim, a sua missão. A Diretoria da Anvisa vem reafirmando seu compromisso com um conjunto de valores que, nestas duas décadas, nunca deixou de nortear suas atividades”, afirma Willian Dib.  

Para o diretor-presidente, a apresentação do Relatório de Gestão 2018 reforça o comprometimento com a transparência. Ele citou, ainda, a aprovação do Plano de Integridade da instituição como exemplo de modelo transparente e responsável, que norteia as relações entre o serviço público prestado pela Agência, os agentes regulados e a sociedade.   

Clique no link e confira todas as informações do Relatório de Gestão 2018 da Anvisa. Os dados também foram organizados em um formato de publicação reduzido. Confira aqui.    

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial