Back

Anvisa fiscaliza navio da equipe de basquete dos EUA

Anvisa fiscaliza navio da equipe de basquete dos EUA

O navio Silver Cloud, que hospedará as delegações americanas feminina e masculina de basquete durante os Jogos Rio 2016, passou por inspeção sanitária.
Por: Ascom
Publicado: 01/08/2016 18:47
Última Modificação: 01/08/2016 18:55

Na manhã deste domingo (31/7), logo após atracar no porto do Rio de Janeiro, a embarcação da companhia Silver Cloud Shipping foi inspecionada durante seis horas por quatro servidores da Coordenação de Portos, Aeroportos e Fronteiras (CVPAF-RJ) da Anvisa.

A equipe fiscalizou as condições higiênico-sanitárias da embarcação e emitiu as certificações e os termos legais necessários.

Segundo o coordenador da CVPAF-RJ, Afonso Infurna Junior, a inspeção da embarcação segue um procedimento de rotina e visa corrigir eventuais não-conformidades do ponto de vista sanitário.

"O objetivo da fiscalização é intervir nos processos sujeitos à vigilância sanitária e prevenir potenciais riscos à saúde dos passageiros", afirmou o coordenador Infurna.

Os fiscais da Anvisa verificaram todas as dependências da embarcação para analisar a qualidade do alimento ofertado, os procedimentos de limpeza e desinfecção, a qualidade da água para consumo e recreação, a infraestrutura do posto médico, o programa de gerenciamento de resíduos sólidos, o tratamento dos efluentes, o controle contra pragas e vetores, entre outras questões de interesse sanitário.

O navio Silver Cloud receberá 94 passageiros entre atletas e membros da comissão técnica, além da tripulação que permanecerá na embarcação, totalizando cerca de 300 pessoas a bordo durante o período olímpico.

Uma das poucas embarcações seis estrelas do mundo, o Silver Cloud possui 196 cabines e deixará a cidade do Rio de Janeiro no dia 24 de agosto.

A longa permanência da embarcação no Porto do Rio de Janeiro exigiu algumas adequações da infraestrutura portuária. A nova operação contará com abastecimento de água potável pela companhia estadual e lançamento dos efluentes sanitários de bordo na rede coletora pública, após tratamento.