Back

Anvisa participa da comemoração dos 39 anos do INCQS

EVENTO VIRTUAL

Anvisa participa da comemoração dos 39 anos do INCQS

Atividade será realizada nesta sexta-feira (4/9), por meio de uma live no Canal do Vídeo Saúde no YouTube, a partir das 9h30.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 02/09/2020 13:38
Última Modificação: 02/09/2020 20:05

A Anvisa marcará presença na comemoração virtual do 39º aniversário do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), nesta sexta-feira (4/9). O evento será realizado por meio de uma live no Canal do Vídeo Saúde no YouTube, a partir das 9h30.   

Neste ano, a instituição vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) traz como tema a qualidade da informação como ponto essencial diante da expansão da Covid-19, com foco na discussão sobre vigilância sanitária no contexto da pandemia.  

A abertura do evento será realizada pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e pelo diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida. A partir das 10h, haverá um ciclo de palestras que contará com a participação do titular da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (Gelas) da Anvisa, Nélio Cézar de Aquino, que fará uma apresentação sobre “A vigilância sanitária do futuro e a expectativa do INCQS frente à Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 390/2020”.   

Publicada no dia 28 de maio deste ano, esta Resolução estabeleceu critérios, requisitos e procedimentos para o funcionamento, a habilitação na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) e o credenciamento de laboratórios analíticos que realizam análises em produtos sujeitos à vigilância sanitária.  

A regulação da Anvisa também será tema da palestra da chefe do Laboratório de Sangue e Hemoderivados do Departamento de Imunologia (DI) do INCQS, Marisa Coelho Adati. O assunto é a análise dos kits de diagnóstico de Covid-19 em atendimento ao chamamento do Ministério da Saúde e da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 379/2020.   

Esta norma alterou a RDC 356/2020, que flexibilizou temporariamente as regras para a fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos prioritários para uso em serviços de saúde.

Então, anote na agenda e acompanhe a live em comemoração aos 39 anos do INCQS, que contará com tradução em Libras. Confira abaixo a programação e acesse aqui o link da transmissão.  

Programação: 

Mediação: Amanda Rio, moderadora dos cursos on-line do Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS/ INCQS)  

9h30 - Abertura 

  • Nísia Trindade, presidente da Fiocruz. 

  • Antonio Eugenio de Almeida, diretor do INCQS.

10h - Palestras 

  • Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos e ex-presidente da Fiocruz - Tema: Histórico do papel do INCQS no controle de qualidade das vacinas.

  • Marília Santini de Oliveira, infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI). Tema: Inquérito sorológico da Covid-19. 

  • Marisa Coelho Adati, chefe do Laboratório de Sangue e Hemoderivados do Departamento de Imunologia (DI) do INCQS. Tema: A análise dos kits de diagnóstico de Covid-19 em atendimento ao chamamento do Ministério da Saúde e da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 379/2020 da Anvisa. 

  • Nélio Cézar de Aquino, titular da Gerência de Laboratório de Saúde Pública (Gelas) da Anvisa. Tema: A vigilância sanitária do futuro e a expectativa do INCQS frente à RDC 390/2020.  

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial