Back

Anvisa participa de debate sobre resíduo de agrotóxicos

Encontro internacional

Anvisa participa de debate sobre resíduo de agrotóxicos

Workshop internacional, que ocorreu na Costa Rica, abordou o risco dos resíduos de agrotóxicos para a saúde humana e para o meio ambiente.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 25/05/2017 14:43
Última Modificação: 25/05/2017 14:49

Representantes da Anvisa participaram do 6º Workshop Latino-Americano de Resíduos de Agrotóxicos: Alimentos e Meio Ambiente. O evento foi realizado na Costa Rica, entre os dias 14 e 17 de maio, e contou com a participação de representantes de 48 países.

A Agência participou da mesa redonda “Análise de Risco e Regulação para a Saúde e Meio-Ambiente com Foco em Resíduos de Agrotóxicos e Outros Compostos Emergentes”. A relevância da avaliação do risco dietético na proteção à saúde da população foi um tema de destaque na discussão.

A experiência da Anvisa e os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) de 2013 a 2015 também foram temas debatidos. A possibilidade de direcionar as ações de gestão do risco foi um dos benefícios citados na avaliação do Programa. Também foi mencionada a necessidade de se aprimorar continuamente os mecanismos de comunicação do risco à população.

O Workshop é bianual e foi organizado pela Universidade da Costa Rica, pelo Ministério da Agricultura daquele país e, ainda, pelo Comitê Científico promotor do evento, que conta com doutores de países da América Latina e Europa com expertise na área de análise de resíduos de agrotóxicos.

A presidente do Comitê Científico do evento, Ionara Pizzutti, do Centro de Pesquisa e Análise de Resíduos e Contaminantes (Ceparc) da Universidade de Santa Maria, destacou a importância da participação de instituições governamentais como a Anvisa nesses fóruns de discussão, uma vez que contribui para o avanço da ciência e para a regulação de agrotóxicos na América Latina.

A próxima edição do Workshop será realizada no Brasil, em 2019, na cidade de Foz do Iguaçu.

Para saber mais sobre o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), acesse http://portal.anvisa.gov.br/programa-de-analise-de-registro-de-agrotoxicos-para

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter (@anvisa_oficial)!

Encontrou algum problema nesta notícia? Mande um e-mail para noticias@anvisa.gov.br