Back

Anvisa participa de evento sobre segurança de alimentos

DIA MUNDIAL

Anvisa participa de evento sobre segurança de alimentos

Agência aborda a experiência sul-americana em evento on-line sobre o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 08/06/2020 18:36
Última Modificação: 08/06/2020 18:52

A Anvisa participou, nesta segunda-feira (8/6), de um evento on-line da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) sobre o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. Representantes de vários países trataram do tema durante o encontro. 

Na ocasião, a Agência e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) abordaram a experiência sul-americana. Clique aqui e saiba mais sobre o evento.  

Destaca-se que o dia 7 de junho é o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, conforme a Resolução 73/250 da Assembleia Geral das Nações Unidas. Nessa data, todos aqueles que produzem, fornecem, processam, transportam, comercializam, regulam ou consomem alimentos são convidados a somar esforços para garantir que esses produtos sejam cada vez mais seguros. 

Atuação da Anvisa 

A Anvisa atua para promover o acesso a alimentos¿seguros. Para isso, trabalha com a sociedade e com outros órgãos governamentais em atividades relacionadas à defesa dos alimentos, incluindo a realização de análises, monitoramento, fiscalizações, gerenciamento dos riscos e treinamento. 

Acesse a cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação e participe do curso on-line gratuito de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos, promovido pela Anvisa, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 

Doenças transmitidas por alimentos 

A prevenção das doenças transmitidas por alimentos (DTAs) baseia-se no consumo de água e alimentos que atendam aos padrões de qualidade estabelecidos pela legislação vigente, higiene pessoal/alimentar e condições adequadas de saneamento. Confira a seguir dicas simples para prevenir essas doenças: 

• Lave as mãos regularmente: 

- antes, durante e após a preparação dos alimentos; 

- ao manusear objetos sujos; 

- depois de tocar em animais; 

- depois de ir ao banheiro ou após a troca de fraldas; 

- antes da amamentação. 

• Selecione alimentos frescos, com boa aparência, e, antes do seu consumo, lave-os e desinfete-os. 

• Para desinfecção de frutas, legumes e verduras deve-se imergir os alimentos em uma solução preparada com 10 mL (1 colher de sopa) de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água tratada. 

• Os ovos devem ser lavados em água potável, um por vez, somente antes do seu uso (nunca antes de estocá-los); sempre lave as mãos depois de manusear ovos. 

• Lave e desinfete todas as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação dos alimentos. 

• Assegure-se de que os alimentos cozidos sejam mantidos sob a temperatura adequada antes do seu consumo (refrigerados ou aquecidos, conforme o caso). 

• Alimentos prontos para o consumo devem ser protegidos de novas contaminações e mantidos sob rigoroso controle de tempo e temperatura: 

- alimentos quentes devem ser mantidos a 60°C ou mais; 

- alimentos frios devem ser mantidos abaixo de 5ºC. 

• Alimentos perecíveis só podem permanecer em temperatura ambiente pelo tempo mínimo necessário para sua preparação. Evite consumir alimentos que ficaram muito tempo sob a temperatura ambiente. 

• Reaqueça bem os alimentos que tenham sido congelados ou refrigerados antes de consumi-los. 

• Compre alimentos seguros, verificando prazo de validade, acondicionamento e condições físicas (aparência, consistência, odor). 

• No caso de produtos de origem animal, compre somente produtos regularizados no Mapa, com selo SIF, SIE ou SIM. 

• Evite o consumo de alimentos crus ou malcozidos/mal-assados (carnes e derivados). 

• Evite preparações culinárias que contêm ovos crus (gemada, ovo frito mole, maionese caseira). Se optar em consumi-los, faça-o imediatamente após o seu preparo. 

• O congelamento dos produtos cárneos (-18°C) por sete dias elimina a maioria de cistos teciduais causadores da toxoplasmose. 

• Evite o contato entre alimentos crus e alimentos prontos para o consumo para impedir contaminação cruzada. 

• Evite ingerir alimentos comercializados em estabelecimentos não inspecionados. 

• Mantenha os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais. 

• Evite banhar-se em rios, lagos, mares e piscinas cuja água seja/esteja contaminada. 

• Beba água e/ou gelo apenas de procedência conhecida. 

Quando estiver em dúvida quanto à potabilidade da água de beber, recomenda-se fervê-la ou tratá-la com solução de hipoclorito de sódio a 2,5 %. Coloque 2 gotas em 1 litro de água e aguarde por 30 minutos antes de consumir. Cuidado para não utilizar soluções comerciais com hipoclorito de sódio a 2,5% que também tenham alvejantes na sua composição. 

Com informações do Ministério da Saúde e do Codex Alimentarius

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial