Anvisa proíbe comércio de lote de açúcar e interdita lotes de sal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu, nesta terça-feira (5/11), a distribuição e comercialização, em todo o país, do lote 30 do produto Açúcar Extra Fino, marca Coper Foods, distribuído pela empresa Companhia Nacional de Álcool e fabricado pela empresa Açucareira Boa Vista em 01/2013 e com validade até 01/2015. A medida se deve pelos resultados insatisfatórios quanto aos ensaios de Características Sensoriais e Pesquisas de Sujidades Pesadas Ferromagnéticas, relacionadas a presença de partículas de metal no açúcar.
A resolução RDC 175/03 define que a presença de partículas rígidas ou pontiagudas possam causar lesões ao consumidor inviabiliza a comercialização do produto. O problema normalmente é resultado de falhas na produção e moagem da cana de açúcar.
Interdições Cautelares
Foi determinada a interdição cautelar, em todo o país, do lote 5111352 do produto Sal Comum Tipo 1 Mais Vita- Moído Iodado, marca Yoki, fabricado pela empresa Norte Salineira S/A Indústria e Comércio Norsal e com validade até 05/2014. Também foi interditado cautelarmente o lote 03/2013 do produto Sal Moído Iodado, marca Sal Coelho, fabricado pela Empresa Henrique Lage Salineira do Nordeste em 01/03/2013 e com validade até 01/03/2015. Ambos os produtos foram interditados devido ao teor de iodo superior ao estabelecido na legislação sanitária.
Interdições cautelares vigoram pelo prazo de 90 dias a partir da data de publicação no Diário Oficial da União. Clique aqui para visualizar as suspensões e interdições na íntegra.
Imprensa/Anvisa