Back

Anvisa promove debate sobre NSP

Substâncias psicoativas

Anvisa promove debate sobre NSP

Evento reúne especialistas e pesquisadores para aperfeiçoar combate às Novas Substâncias Psicoativas (NSP).
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 22/05/2017 16:00
Última Modificação: 06/12/2018 11:08

A Anvisa realiza, nesta segunda-feira (22/05), o “Simpósio sobre Novas Substâncias Psicoativas: aspectos regulatórios e forenses”. O evento, que ocorre em Brasília e conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências Forenses, tem por objetivo promover o debate sobre o tema entre especialistas, pesquisadores e representantes de organismos internacionais. A ideia é aperfeiçoar o combate ao aparecimento das Novas Substâncias Psicoativas (NSP).

O Simpósio antecede a Interforensics, conferência realizada pela Academia Brasileira de Ciências Forenses e pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses que reunirá diversos profissionais como peritos criminais, médicos-legistas, policiais, juízes e membros do Ministério Público.

Mais informações sobre o evento, que será realizado no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, podem ser obtidas pelo site http://interforensics.com/.

NSP

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), as NSP são substâncias de abuso, seja na forma pura ou como parte de uma mistura, que podem representar ameaça à saúde pública, mas não são controladas internacionalmente pela Convenção Única de Entorpecentes e nem pela Convenção de Substâncias Psicotrópicas. Os produtos são sintetizados de forma a mimetizar os efeitos de substâncias controladas internacionalmente, com o objetivo de evadir as medidas de controle. As NSP apresentam efeitos similares aos de outras drogas, como Cannabis sp., cocaína, heroína, LSD, ecstasy ou metanfetamina.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter (@anvisa_oficial)!