Back

Anvisa propõe criação de Sistema de Biovigilância

CONSULTA PÚBLICA

Anvisa propõe criação de Sistema de Biovigilância

Rede de monitoramento terá foco na vigilância de eventos adversos relacionados às terapias que envolvem a doação e o transplante de órgãos, células e tecidos humanos.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 11/04/2018 16:17
Última Modificação: 12/04/2018 14:37

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em consulta pública a proposta de implantação do Sistema Nacional de Biovigilância, que fará o monitoramento permanente de eventos adversos relacionados aos tratamentos que exigem a doação e o transplante de órgãos ou o uso de células e tecidos humanos. A proposta é formar uma rede nacional que identifique situações de risco e obtenha informações relacionadas à ocorrência de casos graves, como a transmissão de doenças em doadores e receptores.

O objetivo é ter um banco de dados que ajude na tomada de decisão de profissionais de Saúde, prevenindo novas ocorrências ou mesmo a recorrência dos casos notificados.

O texto da Consulta Pública n° 501 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (4/4). Os comentários e as sugestões ao texto poderão ser enviados a partir do dia 11 de abril de 2018, portanto, sete (7) dias após a publicação no DOU. O período para as contribuições será de 30 dias.

Melhoria

De acordo com o texto que está em consulta pública, o sistema de Biovigilância quer contribuir para a qualificação do cuidado em saúde dos receptores e doadores de células, tecidos e órgãos humanos, em todo o território nacional. Isso ocorrerá por meio de coordenação, processamento e análise da informação de eventos adversos, registrados de forma oportuna, com monitoramento do risco contínuo e rastreamento de casos.

Rede

O sistema de Biovigilância será constituído por órgãos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), formado pelas vigilâncias de estados e municípios. A rede incluirá, também, estabelecimentos e profissionais de Saúde que desenvolvem atividades relacionadas com o ciclo de células, tecidos e órgãos humanos nos processos de transplantes, enxertos, terapias avançadas e reprodução humana assistida, desde a doação até a evolução clínica do receptor e doador.

Contribuições

As sugestões à Consulta Pública n° 501 deverão ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico, disponível no Portal da Anvisa. Em caso de limitação de acesso à internet, será permitido o envio de sugestões por escrito para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência de Hemo e Bio Vigilância e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária – GHBIO/GGMON, SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.

Excepcionalmente, contribuições internacionais poderão ser encaminhadas em meio físico, para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Assessoria de Assuntos Internacionais – AINTE, SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial