Back

Fiocruz esclarece declarações sobre a Anvisa publicadas pela revista Época

Zika

Fiocruz esclarece declarações sobre a Anvisa publicadas pela revista Época

Anvisa pede posicionamento público da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) sobre a declaração do vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência do órgão, Rodrigo Stabeli, para a revista Época desta semana.
Por: Ascom
Publicado: 01/06/2016 14:20
Última Modificação: 06/06/2016 11:16

Em nota enviada à revista Época, a Fiocruz esclarece que as citações atribuídas ao vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência do órgão, Rodrigo Stabeli - “deve ter havido pressão sobre a Anvisa para fazer o kit diagnóstico de dengue, zika e chikungunya da FioCruz passar pela aprovação” - estão “descontextualizadas, podendo ter sido fruto da extensão e complexidade do tema tratado na matéria”.

Sobre o registro do kit diagnóstico de dengue, zika e chikungunya desenvolvido pela instituição, a nota reforça que, uma vez esclarecida a necessidade de registro, a Fiocruz iniciou todas as providências necessárias para obtê-lo junto à Anvisa.

Diz, ainda, a nota: “A Anvisa é um firme escudo diante das pressões do mercado privado, garantindo a qualidade e a segurança dos produtos consu8midos pela população”.

Na última edição da Época, em matéria intitulada “Teste triplo. Trapalhada tripla”, a revista atribuiu a Stabeli a frase citada acima. Após isso, o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, pediu posicionamento público da Fiocruz a respeito.

Em ofício encaminhado para a Fundação, na última terça (31), Barbosa manifestou profunda indignação ao teor das declarações.  Além disso, afirmou que “a acusação de pretenso favorecimento por parte da Anvisa às empresas privadas atenta contra a honra e a conduta ética de nossos servidores e dirigentes. Sem qualquer base em fatos, essa descabida acusação parece, tão somente, servir de pretexto para justificar atrasos em relação ao desenvolvimento do produto”.

Barbosa defendeu que a Anvisa não pode ser responsabilizada pelos atrasos na disponibilização dos testes de Zika, pois a Agência tem priorizado a análise de todos os pedidos de registro de testes como estes, por se tratarem de uma questão de emergência de saúde pública.  No documento, o diretor-presidente da Anvisa também destacou que o relacionamento institucional entre os dois órgãos tem sido de alto nível, “como é esperado de duas organizações desse porte, que contam com reconhecimento internacional em suas áreas de atuação”.

Por fim, Barbosa reafirmou que a Anvisa tem prestado informação e orientação técnica à Fiocruz, sempre que solicitada.

Confira o Ofício nº 144/2016-DP/Gadip/Anvisa encaminhado para a Fiocruz

Confira a Nota da Fiocruz à revista Época