Back

Anvisa realiza aperfeiçoamento de inspetores do SNVS

CAPACITAÇÃO

Anvisa realiza aperfeiçoamento de inspetores do SNVS

Realizado em parceria entre a Anvisa e o Cetebio, curso de aperfeiçoamento capacitou 30 inspetores de 14 estados e do Distrito Federal.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 28/06/2019 15:37
Última Modificação: 08/07/2019 00:26

A Anvisa, por meio da Gerência de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos (GSTCO), em parceria com o Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio) da Fundação Hemominas, realizou o curso de aperfeiçoamento para inspetores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) que atuam em Centros de Processamento Celular (CPCs) de células progenitoras hematopoéticas (CPHs) para transplante. A formação ocorreu na cidade de Lagoa Santa (MG), no período de 24 a 26 de junho.

No total, foram capacitados 30 inspetores de 14 estados e do Distrito Federal. O curso teve o objetivo de atualizar e harmonizar os conceitos sobre o ciclo produtivo das CPHs e evidenciar os pontos críticos de inspeção, de acordo com a RDC 214, de 7 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre as boas práticas em células humanas para uso terapêutico e pesquisa clínica.

Didática do curso

A programação contou com a expertise dos profissionais do Cetebio, que abordaram todo o ciclo produtivo das CPHs, além dos princípios básicos de citometria de fluxo, controle de qualidade interno e externo, qualificação de materiais e fornecedores. Os participantes também revisaram as não conformidades mais frequentes encontradas durante as inspeções realizadas pela Anvisa.

O curso contou ainda com uma visita ao Cetebio, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do laboratório de processamento e da sala de criopreservação e armazenamento de CPHs. Durante a visita, também foi possível ter acesso à documentação produzida pelo laboratório.

Essa efetiva parceria entre a Anvisa e o Cetebio/Fundação Hemominas resultou na possibilidade de formação de agentes de vigilância sanitária e no aprimoramento do processo regulatório de terapias celulares no Brasil.

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.