Back

Aprovado novo medicamento para tipo raro de câncer

REGISTRO

Aprovado novo medicamento para tipo raro de câncer

O produto é o Nubeqa, indicado para câncer de próstata não metastático resistente à castração (nmCRPC).
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 23/12/2019 09:25
Última Modificação: 07/01/2020 11:39

A Anvisa publicou no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta segunda-feira (23/12) o registro do Nubeqa (darolutamida), novo medicamento indicado para o tratamento de câncer de próstata não metastático resistente à castração (nonmetastatic castration-resistant prostate cancer – nmCRPC), um tipo raro de neoplasia. O registro foi concedido à empresa Bayer S.A.

Com isso, a Anvisa é a segunda agência no mundo a aprovar o registro desse medicamento, apenas cinco meses após a aprovação do produto pela autoridade reguladora norte-americana (Food and Drug Administration– FDA).

O câncer de próstata é o quarto mais comum em todo o mundo, afetando 7,1% da população. Para o sexo masculino, é a segunda neoplasia mais frequente, atingindo 15% dos homens mundialmente. Especificamente no Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum no sexo masculino.

Essa neoplasia é caracterizada pelo crescimento da glândula prostática, que é parte do sistema genital masculino. A doença acomete primariamente a população idosa, correspondendo a 95% de todos os tumores de origem prostática classificados como adenocarcinoma (originário nas células glandulares).

Confira aqui a publicação do registro do NUBEQA (darolutamida).

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.