Assembleia de SC discute Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou nesta terça-feira (8/10) um seminário sobre o projeto Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária. A iniciativa, lançada pela Anvisa, busca posicionar a vigilância sanitária como um parceiro importante no desenvolvimento dos pequenos empreendedores. Os participantes do eventos discutiram os impactos sociais e econômicos do projeto, especialmente para os pequenos municípios. A ideia é que, ao levar segurança e qualidade sanitária para os produtos e serviços, os pequenos empreendimentos encontrem mais oportunidades e possam alcançar novos mercados, o que representa geração de renda e de empregos.
Para o deputado estadual Jailson Lima é importante superar o papel puramente de fiscalização da vigilância e assumir compromissos com as pequenas iniciativas espalhadas em todos os municípios brasileiros. Segundo Lima isso já começou a acontecer “ a Anvisa melhorou sua visão sobre seu papel nas políticas públicas, tirou o componente policialesco para projetar o desenvolvimento do país”, explicou o deputado.
O evento contou com a presença do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, que ressaltou os pontos positivos dessa nova forma de olhar para a vigilância sanitária. “Quando a vigilância é efetiva ela cria oportunidades, pois precisamos de produtos com qualidade para a saúde da população e há uma série de oportunidades que não ficam nas mãos das grandes empresas, mas sim com os pequenos e micro empresários”, defendeu Barbano.
O secretário adjunto de Agricultura e Pesca do estado, Airton Spies, também participou do seminário e fez questão de falar sobre a importância da inclusão produtiva para a agricultura familiar. “É uma agricultura que não se viabiliza pela escala, mas pela qualidade, por isso é uma enorme oportunidade para os agricultores familiares catarinenses”, disse.
O deputado estadual Dirceu Dresch também esteve presente ao evento e ressaltou a importância da vigilância especialmente nos pequenos municípios, destacando que grandes empresas existentes hoje nasceram a partir de pequenas iniciativas e que por isso estas ações devem ser incentivadas.
O evento contou ainda com a presença do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Sebrae e de prefeitos de Santa Catarina.
Imprensa/Anvisa