Back

Atenção, empresas! Acessem as queixas técnicas no Notivisa

medicamentos

Atenção, empresas! Acessem as queixas técnicas no Notivisa

Empresas deverão analisar as queixas técnicas de medicamentos diretamente no Sistema Notivisa.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 23/09/2020 16:43
Última Modificação: 24/09/2020 09:11

A fim de agilizar o processo de investigação de suspeitas de queixas técnicas e desvios de qualidade de medicamentos, a Anvisa aprimorou o Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária (Notivisa). Isso quer dizer que, a partir de agora, as empresas têm acesso direto a algumas notificações de queixas técnicas de seus medicamentos, por meio do Notivisa.  

As detentoras de registro devem acessar o Notivisa com seus respectivos logins e senhas e realizar as avaliações e investigações cabíveis. As notificações recebidas estão disponíveis no menu intitulado “Gerenciamento de notificações”. 

O procedimento funciona da seguinte forma: após a disponibilização da queixa técnica pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), a empresa recebe uma mensagem automática em sua caixa postal que alerta sobre a disponibilização da notificação. Todas as instruções para a análise e a investigação estão contidas na mensagem automática, bem como as orientações a respeito dos prazos e do uso dos status.  

Importante observar que o sigilo do notificante permanece resguardado. Os dados pessoais do notificante não são visíveis para as empresas.