Back

Atualização sobre navio de cruzeiro Costa Fascinosa

NOVO CORONAVÍRUS

Atualização sobre navio de cruzeiro Costa Fascinosa

A embarcação está em quarentena no porto de Santos (SP) desde o dia 19 de março e nenhum tripulante pode desembarcar do navio, a não ser para atendimento de urgência em serviço hospitalar.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 01/04/2020 17:56
Última Modificação: 01/04/2020 18:06

Mais dois tripulantes do navio Costa Fascinosa serão desembarcados nesta quarta-feira (1º/4) por suspeita de Covid-19. O desembarque segue todos os protocolos da Anvisa e atende às regras de quarentena, pelas quais somente casos urgentes podem ser desembarcados para assistência à saúde.   

Os novos desembarques já foram comunicados para as autoridades competentes do município de Santos, do estado de São Paulo e também para a autoridade portuária. O navio está atracado no terminal de Concais, no Porto de Santos.  

Com isso são nove os tripulantes já desembarcados do navio por necessidade de atendimento de urgência. Dos sete tripulantes que já haviam sido encaminhados para serviços de saúde na semana passada, todos tiveram resultado positivo para Covid-19.   

Até o momento, o número de casos suspeitos a bordo do Costa Fascinosa é de 31 tripulantes com sintomas. Na segunda-feira (30/3) eram 35. A redução se deve aos novos desembarques e aos tripulantes que não apresentam mais sintomas.  

Situação a bordo  

A Anvisa deverá realizar uma nova inspeção a bordo do Costa Fascinosa assim que for iniciado o uso dos testes rápidos de Covid-19 que já estão na embarcação. Para que isso aconteça, o navio ainda precisa apresentar um plano detalhado do procedimento que será seguido.   

A embarcação está em quarentena desde o dia 19 de março e nenhum tripulante pode desembarcar a não ser para atendimento de urgência em serviço hospitalar. Permanecem a bordo 755 tripulantes. Na semana anterior, sete pessoas desembarcaram para atendimento hospitalar.  

Histórico

Nesta terça-feira (31/3), a Anvisa já havia estabelecido uma série de determinações (ver abaixo) que devem ser cumpridas a bordo do navio Costa Fascinosa. As exigências são resultado da inspeção que técnicos da Agência fizeram na segunda-feira (30/3) a bordo do navio e já foram enviadas para a empresa responsável pelo mesmo. 

A situação da embarcação está sendo monitorada pela Anvisa  diariamente. Ainda não há nova inspeção agendada e isso vai depender da evolução dos casos a bordo.

Nova quarentena 

O prazo da quarentena de 14 dias começou a contar novamente neste domingo, após o surgimento de casos sintomáticos a bordo. Isso porque a contagem da quarentena recomeça a cada vez que um novo caso surge. Na prática, isso significa que o período de bloqueio da embarcação segue em vigor e não tem prazo exato para acabar.

Conforme a legislação em vigor, o desembarque nessas condições é permitido somente em caso de necessidade de atendimento hospitalar.  

Até o momento, dois tripulantes do Costa Fascinosa que desembarcaram para atendimento hospitalar tiveram exames positivos para Covid-19.

Determinações ao Costa Fascinosa 

As principais determinações da Anvisa para o navio são:

  • Isolamento de todos os tripulantes com sintomas, ainda que sem febre; ou seja, tripulantes com qualquer sintoma como tosse, congestão nasal, dor de garganta, coriza, dispneia, entre outros, com ou sem febre, devem ficar em uma ala específica para os casos suspeitos.

  • Alojamento de todos os casos suspeitos em quartos com varanda.

  • Reforço diário, por meio de aviso sonoro, da obrigação de ser mantida a distância obrigatória de dois metros entre as pessoas.

  • Pulverização com detergente apropriado de todas as embalagens recebidas, antes da entrada na embarcação, para distribuição ou armazenamento interno. Isso inclui as embalagens de alimentos, produtos de higiene, medicamentos e materiais de limpeza.

  • Orientação aos tripulantes para limparem as embalagens dos produtos de limpeza logo após o seu uso e fornecimento de luvas descartáveis para a limpeza de cada cabine.

  • Utilização de álcool 70% para a limpeza de corrimãos e botões de elevadores.

  • Isolamento de todos os bebedouros da embarcação e fornecimento de garrafas individuais para cada tripulante.

  • Manutenção dos dispensadores de papel toalha e sabonete líquido abastecidos.

  • Fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) para a equipe de lavanderia do navio. Essa equipe deve manter os braços e pernas cobertos e utilizar máscaras, luvas, óculos e toucas para o manuseio de roupas, lençóis, toalhas e panos de limpeza. 

  • Envio diário, para a equipe da Anvisa, da comprovação de medição da temperatura dos tripulantes e do mapa de localização das cabines dos tripulantes com sintomas e daqueles sem sintomas.

  • Desinfecção dos sistemas de ar condicionado, seguindo o plano de limpeza da Covid-19, e troca dos filtros do sistema de ar que abastece a cozinha e as cabines.

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial