Baixo Amazonas discute vigilância sanitária
Começou nesta quarta-feira (21) em Parintins (AM) o II Encontro Regional de Vigilância Sanitária dos municípios do Baixo Amazonas.
O encontro reúne secretarias de saúde de 30 municípios da região, as secretárias estaduais de saúde do Pará e Amazonas, entidades ligadas a área de saúde e representantes do governo. O objetivo é discutir as estratégias em vigilância sanitária voltadas para a realidade da região.
Entre os temas em debate estão o impacto das ações de vigilância sanitária no meio ambiente, a situação sanitária no transporte fluvial e a ação integrada entre as vigilâncias sanitárias dos municípios da região. O gerenciamento do risco em alimentos e a fiscalização de estabelecimentos farmacêuticos também serão abordados pelos participantes. Duzentas pessoas participam do evento.
Contexto
O encontro conta com a participação de 16 municípios do Pará e 14 do Amazonas, localizado em uma microrregião de difícil acesso. Segundo o IBGE, em 2000 o Baixo Amazonas possuía cerca de 640 mil habitantes e mais de 5.300 representantes de etnias indígenas. Na região há cerca de 60 comunidades remanescentes de quilombos. O primeiro encontro, realizado em 2008, aconteceu no município de Oriximiná (PA).
Veja a programação (PDF).
ASCOM/ Assessoria de Imprensa da Anvisa