Back

Brasil recebe Codex Alimentarius de Contaminantes

Alimentos

Brasil recebe Codex Alimentarius de Contaminantes

O Brasil recebeu na última semana a 11ª Reunião do Comitê do Codex Alimentarius de Contaminantes em Alimentos. Evento reuniu 50 países.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 11/04/2017 17:38
Última Modificação: 01/03/2018 15:05

O Brasil sediou a 11ª reunião do Codex Alimentarius de Contaminantes em Alimentos. O evento organizado pela Anvisa contou com a presença de 200 delegados de 50 países. Contaminantes são substâncias que não são adicionadas intencionalmente aos alimentos. Eles podem ocorrer naturalmente ou se formar durante a fabricação, manuseio, armazenamento, processamento ou distribuição dos alimentos. Os contaminantes também podem ser trazidos para os alimentos por meio da água, do ar ou do solo.

Limite de contaminantes

O Comitê de Contaminantes do Codex Alimentarius estabelece os níveis máximos permitidos desses contaminantes nos alimentos, visando à proteção da saúde dos consumidores e práticas justas no comércio internacional de alimentos

Para o Brasil, a participação da delegação chefiada pela área de avaliação de risco e eficácia em alimentos da Anvisa trouxe alguns resultados importante. Veja abaixo:

  1. Coordenação do documento de discussão sobre os alimentos que atualmente não estão contemplados na Norma Geral de Contaminantes do Codex e para os quais devem ser estabelecidos limites máximos para o contaminante chumbo.
  2. Coordenação do documento de discussão sobre limites máximos de aflatoxinas e esterigmatocistina em cereais.
  3. Coordenação conjunta com Equador e Gana do documento de discussão de limites máximos de cádmio em chocolates e misturas de cacau e chocolate para consumo final.

O evento, realizado na cidade do Rio de Janeiro, foi organizado pela Anvisa, em parceria com o Ministério de Relações Econômicas do Países Baixos e apoio do Comitê do Codex Alimentarius no Brasil, sob coordenação do Inmetro.

Saiba mais sobre o Codex Alimentarius

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter (@anvisa_oficial)!