Começa em Manaus a 7ª Cúpula dos Dirigentes de Agências Reguladoras de Medicamentos
A reunião da 7ª Cúpula dos Dirigentes de Agências Reguladoras de Medicamentos (7th Summit, na sigla em inglês) foi aberta nesta segunda-feira (26/11) em Manaus (AM) e prossegue até o dia 29/11. O evento é organizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e conta com o apoio do governo do estado do Amazonas.
A solenidade de abertura do evento foi realizada na noite de segunda-feira no Salão Rio Negro, do Palácio do Governo, e contou com a participação de representantes do governo do estado do Amazonas. O Secretário de Saúde do estado, Wilson Duarte Alecrim, saudou a todos em nome do governador Omar Aziz. O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, agradeceu a presença dos representantes das agências que participam da reunião, além de organismos convidados.
Esta é a primeira vez que o Brasil é sede do encontro, que tem como tema o desafio de melhorar os instrumentos de regulação e a troca de informações para apoiar ações de saúde pública. Cerca de 80 especialistas e dirigentes estão representando agências de 25 países no evento.
“O Brasil desenvolve um trabalho de intercâmbio e cooperação em regulação sanitária com diversos países e considera que o fortalecimento de iniciativas nessa área oferece ganhos coletivos de qualidade, segurança e eficiência para a garantia das questões de saúde cujas consequências se fazem sentir em diferentes partes do mundo”, avalia Dirceu Barbano.
A reunião do Summit ocorre anualmente com o objetivo de superar desafios globais de saúde pública. O encontro também cria oportunidades para a cooperação internacional, a fim de promover a proteção da saúde, reforçar o processo de rede e da comunicação para ampliar a transparência da ação regulatória e a troca de informações entre as agências.
Summit
Fazem parte da cúpula de agências reguladoras de medicamentos os seguintes membros: Austrália, União Europeia, Brasil, Canadá, Comissão Europeia, Agência Europeia de Medicamentos, França, Alemanha, Itália, Índia, Indonésia, Irlanda, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia, Nigéria, República Popular da China, Rússia, Singapura, África do Sul, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América. Representantes da OMS também participam da reunião, na condição de observadores.
O encerramento do encontro será feito pela embaixadora Maria Nazareth Farani Azevedo, chefe da Missão Permanente do Brasil em Genebra, que falará sobre “Desenvolvimento Sustentável e Produção em Saúde”.
Contexto
Há atualmente várias demonstrações concretas de como as agências regulatórias podem cooperar em temas de crescente importância e visibilidade internacional.
Entre estas iniciativas estão a Conferência Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos (ICDRA) e as ações desenvolvidas regionalmente pela OMS na Organização Panamericana de Saúde (Opas) e no Escritório Regional para a Europa, bem como as articulações no sistema de pré-qualificação dos produtos adquiridos para seus programas e o Programa Internacional de Cooperação em inspeções Farmacêuticas (PIC/S).
Imprensa / Anvisa