Back

Confira dados dos bancos de sangue de cordão umbilical

RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO

Confira dados dos bancos de sangue de cordão umbilical

Anvisa divulga os relatórios de avaliação dos dados de produção dos bancos de sangue de cordão umbilical e placentário de 2018 e 2019.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 18/05/2020 09:06
Última Modificação: 18/05/2020 09:27

A Anvisa acaba de divulgar o 9° e o 10° Relatórios de Avaliação dos Dados de Produção dos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário. As publicações apresentam os dados referentes aos anos de 2018 e 2019. 

Destaca-se que esses bancos são os responsáveis pelos processos de obtenção, realização de exames laboratoriais, processamento, armazenamento e fornecimento de células-tronco de sangue de cordão umbilical e placentário para transplante. 

Os relatórios trazem um panorama da distribuição dos 33 bancos de sangue de cordão umbilical em funcionamento no país, dos quais 14 são públicos e 19 privados. Além disso, contêm os dados de produção referentes às atividades dos serviços, organizados na forma de indicadores de qualidade. 

Análise 

Os dados divulgados mostram uma redução do número de unidades coletadas e armazenadas pelos bancos privados e públicos, a partir de 2013. Em 2018 e 2019, os bancos privados coletaram, respectivamente, 7.563 e 6.557 bolsas de sangue de cordão, enquanto os bancos públicos coletaram 1.509 e 1.097. 

Já em relação ao fornecimento de unidades de sangue de cordão para uso terapêutico (transplantes), os relatórios apontam que não houve a utilização pelo setor privado, em 2018 e em 2019, das mais de 152 mil bolsas armazenadas. 

Ressalta-se ainda que a Rede BrasilCord de bancos públicos forneceu três unidades para uso terapêutico não aparentado (o sangue não provém de um doador da família) em 2018, e sete unidades em 2019. Para uso aparentado, ou seja, quando o sangue coletado é de algum familiar, a Rede BrasilCord forneceu duas unidades para transplantes. 

Novidades 

Por fim, é importante realçar as novidades que compõem o relatório do ano de 2019. São elas:  

  • Divulgação dos números absolutos de rescisões contratuais dos bancos privados, referentes ao último quinquênio (2015 a 2019). 

  • Séries históricas (em coeficientes de valores) dos indicadores de bancos públicos e privados referentes aos coeficientes gerais e coeficientes proporcionais (por motivo) de desqualificação de unidades de sangue de cordão umbilical e placentário, permitindo maior facilidade de comparabilidade desses dados nacionais ao longo dos anos. 

Confira a íntegra dos documentos: 

Relatório de Avaliação dos Dados de Produção dos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário – Ano 2018

Relatório de Avaliação dos Dados de Produção dos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário – Ano 2019. 

Acesse ainda a cartilha “Conhecendo os Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário. Ajudando os futuros pais a tomar uma decisão consciente

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial