Back

Consumo também é questão de saúde

Consumo também é questão de saúde

Por: ASCOM
Publicado: 19/06/2013 03:00
Última Modificação: 20/03/2017 17:44

Foi aberto, na manhã desta quarta-feira (19/6), o II Seminário Internacional Consumo Seguro e Saúde. O evento reúne autoridades das áreas de defesa do consumidor, além de representantes de organizações da sociedade civil que atuam neste setor.  A mesa de abertura do seminário contou com a presença da Anvisa, Ministério da Justiça e Inmetro.


Para o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, é muito importante que se estabeleça o vínculo da qualidade do que a população consome com os impactos que isso traz para a saúde. “A globalização dos mercados e das cadeias produtivas impõem que as agências de regulação de todo o mundo se relacionem para garantir que produtos danosos tenham seus efeitos estancados”, afirmou Barbano durante a abertura. No Brasil, ainda há poucos dados sobre os custos dos acidentes de consumo para a saúde pública e identificar isto é um dos objetivos da Rede de Consumo Seguro e Saúde no Brasil.

A Secretária Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, ressaltou o papel do Estado em garantir que o acesso ao consumo seja seguro e com qualidade. Para ela, a preocupação com este tema tem crescido por conta dos avanços do Brasil nos últimos anos, o que possibilitou que os cidadãos sejam de fato consumidores.  “No governo federal há uma preocupação grande para que cada dia mais os cidadãos tenham mais segurança no consumo, é um direito básico do consumidor”, sentenciou Juliana. O seminário faz parte da I Semana Nacional Consumo Seguro e Saúde.

Saiba mais: Semana discute relação entre consumo seguro e saúde

Imprensa / Anvisa