Back

Covid-19: confira um resumo das ações do SNVS

ARTICULAÇÃO

Covid-19: confira um resumo das ações do SNVS

Anvisa divulga atividades relacionadas ao novo coronavírus (Sars-CoV-2) realizadas entre 18 de março e 30 de abril pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 11/05/2020 00:17
Última Modificação: 11/05/2020 14:07

A Assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ASNVS) da Anvisa divulgou, na última quinta-feira (7/5), um resumo das atividades do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) relacionadas à Covid-19, realizadas entre 18 de março e 30 de abril. De acordo com o levantamento, houve 384 relatos de ações de enfrentamento da pandemia desenvolvidas por estados e municípios, tais como inspeções em serviços de saúde.   

Também ocorreram 232 contatos de gestores de saúde estaduais e municipais diretamente com a ASNVS para tratar de assuntos relacionados às medidas de prevenção e controle do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Nesses contatos, foram relatadas informações da linha de frente do combate à pandemia no Brasil e solicitadas orientações e esclarecimentos sobre normas da Anvisa focadas na Covid-19.   

Além disso, foram atendidos 102 pedidos feitos pelas autoridades sanitárias locais. No período, a área recebeu, ainda, três demandas de universidades relacionadas à apresentação de projetos envolvendo equipamentos para uso no enfrentamento do coronavírus.  

Com relação à divulgação de orientações técnicas e informações para a sociedade, houve a publicação de 66 notícias e informes sobre a atuação do SNVS no cenário da pandemia.   

Trabalho contínuo  

A ASNVS, composta pela Coordenação do SNVS e pela Coordenação Estratégica em Ações de Vigilância Sanitária (Ceavs), promove a articulação do Sistema, especialmente entre as Vigilâncias Sanitárias (Visas) dos estados, Distrito Federal e municípios e as diversas áreas da Anvisa. Executada de maneira contínua, a atividade é realizada com o uso de ferramentas como e-mails, contatos telefônicos e grupos de WhatsApp. 

O trabalho inclui, ainda, a articulação com diversos outros órgãos, como o Ministério da Saúde, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e o Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM) do Ministério da Economia. A rede inclui também o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial