Back

Covid-19: proposta reforça ações em aeroportos

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Covid-19: proposta reforça ações em aeroportos

Anvisa coloca em consulta RDC com medidas de suporte à atuação de fiscais da vigilância sanitária aeroportuária e reforço ao enfrentamento ao novo coronavírus.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 26/08/2020 16:11
Última Modificação: 26/08/2020 16:16

Atenção! Começa nesta quarta-feira (26/8) o prazo para envio de contribuições à Consulta Pública (CP) 894/2020, que traz uma proposta de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) para reforçar o combate à Covid-19 em aeroportos e aeronaves. O texto ficará disponível para análise, comentários e sugestões por um período de 15 dias, portanto até 9/9.   

A medida visa criar plenas condições para que os fiscais da vigilância sanitária cumpram a Portaria Interministerial 1/2020, que prevê a restrição excepcional e temporária da entrada e saída de estrangeiros no país, conforme recomendação técnica da Anvisa.   

Assim, os fiscais que atuam nos aeroportos terão suporte regulatório para que possam determinar e exigir certas condutas de passageiros, instalações comerciais e responsáveis pelos meios de transporte, de forma a controlar a disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2).  

Além disso, a proposta de regulamentação busca reforçar medidas de combate à pandemia, incluindo o uso de máscaras, adoção de distanciamento social e higienização das mãos, conforme já amplamente divulgado pela Agência. 

Saiba como participar  

Após a leitura e a avaliação do texto, as sugestões deverão ser enviadas por meio do preenchimento de um formulário específico. As contribuições recebidas são consideradas públicas e estarão disponíveis a quaisquer interessados no menu “resultado” do formulário eletrônico, inclusive durante o processo da consulta. 

Ao término do preenchimento do formulário, será disponibilizado o número de protocolo do registro ao interessado, sendo dispensado o envio postal ou protocolo presencial de documentos em meio físico.

Aqueles que não têm acesso à internet também podem participar. Nesse caso, as sugestões devem ser enviadas por escrito, para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF), SIA, Trecho 5, Áre  Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.  

Excepcionalmente, contribuições internacionais poderão ser encaminhadas em meio físico para o mesmo endereço, porém direcionadas especificamente à Assessoria de Assuntos Internacionais (Ainte). 

Após o término da CP, a Anvisa vai analisar as contribuições e o resultado será disponibilizado neste portal. Se houver necessidade, a Agência poderá promover discussões técnicas com órgãos e entidades envolvidos no assunto, bem como com aqueles que tenham manifestado interesse no tema, para deliberação final da Diretoria Colegiada (Dicol).  

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial