Back

Navio Koningsdam atraca em Fortaleza

PORTOS E AEROPORTOS

Navio Koningsdam atraca em Fortaleza

A autorização foi emitida após a Anvisa analisar os dados de saúde do navio e verificar que até o momento não há suspeita de Covid-19 a bordo.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 02/04/2020 19:26
Última Modificação: 02/04/2020 19:54

O navio de cruzeiro holandês Koningsdam atracou às 8h da manhã desta quinta-feira (2/4) no porto de Mucuripe, na cidade de Fortaleza (CE). A embarcação solicitou autorização para poder fazer o abastecimento de alimentos para sua tripulação e também a retirada dos resíduos de bordo. 

A última atracação do navio havia acontecido no dia 23 de março, na região do Caribe, e desde então a embarcação estava em alto-mar. 

A autorização para atracar foi emitida após a Anvisa analisar os dados de saúde do navio e verificar que até o momento não há suspeita de Covid-19 a bordo. A Agência já vinha monitorando esses dados nos últimos dias, quando a atracação foi solicitada.

O Koningsdam tem 966 tripulantes a bordo. A embarcação não está operando e não possui passageiros, já que os cruzeiros no Brasil foram encerrados devido à Covid-19. 

A empresa responsável pelo navio chegou a solicitar o desembarque de quatro tripulantes, mas o pedido foi negado. De acordo com a Portaria 47/2020 da Casa Civil, o desembarque de estrangeiros no país por via marítima está proibido e só pode ser autorizado em casos de urgência médica ou de retorno imediato ao seu país de origem por via aérea. 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial