Cúpula de Agências Reguladoras de Medicamentos reafirma compromisso com cooperação global
A reunião da 7ª Cúpula de Dirigentes de Agências Reguladoras de Medicamentos (7th Summit of Heads of Medicines Regulatory Agencies) foi encerrada nesta quinta-feira (29/11) em Manaus, Amazonas. O evento foi organizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e contou com o apoio do governo do estado do Amazonas. Na conclusão dos debates, os chefes de agências reafirmaram o compromisso com a cooperação multilateral.
Ao final dos trabalhos da sessão plenária, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, anunciou a Holanda como o próximo país a sediar o Summit, em 2013. Barbano agradeceu a confiança dos países membros da Cúpula de Agências Reguladoras de Medicamentos, ao conferir ao Brasil a responsabilidade de organizar o sétimo encontro, e também a parceria firmada com o Instituto Sul-americano de Governo em Saúde (Isags), que operacionalizou a ação.
A cerimônia solene de conclusão do 7th Summit ocorreu na noite desta quarta-feira (28/11), com um jantar que contou com presença da embaixadora Maria Nazareth Farani Azevedo, chefe da Missão Permanente do Brasil em Genebra; do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do vice-governador do Amazonas, José Melo; e do subsecretário de Saúde do estado, Evandro Melo. O diretor-presidente da Anvisa agradeceu a participação dos representantes dos 25 países no evento e o empenho do ministro da Saúde e da embaixadora da Missão do Brasil em participar dos debates finais do encontro.
A embaixadora Maria Nazareth Farani Azevedo reconheceu, em seu pronunciamento, o esforço dos países na busca por uma maior cooperação e abordou o tema “Desenvolvimento Sustentável e Produção em Saúde”. Ela destacou o compromisso do governo do Brasil, no âmbito da Saúde, em sediar os debates do 7th Summit na busca por mais segurança sanitária para as populações.
Durante o 7th Summit, o Brasil, por intermédio da Anvisa, assinou Termos de Cooperação com os Estados Unidos, Republica da Irlanda, Reino Unido, Japão e Suíça, além de firmar um documento de cooperação conjunta com os Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Contexto
Esta foi a primeira vez que o Brasil sediou o encontro. A reunião ocorre anualmente com o objetivo de superar desafios globais de saúde, e oferece oportunidades para a cooperação internacional, a fim de promover a proteção da saúde, reforçar o processo de rede e a comunicação para ampliar a transparência da ação regulatória e a troca de informação entre as agências reguladoras.
Cerca de 80 especialistas e dirigentes, representando agências de 25 países, participaram da sétima edição do Summit. A cerimônia de abertura do evento ocorreu no dia 26/11, às 19h, no Palácio Rio Negro.
“O Brasil desenvolve um trabalho de intercâmbio e cooperação em regulação sanitária com diversos países e considera que o fortalecimento de iniciativas nessa área oferece ganhos coletivos de qualidade, segurança e eficiência para a garantia das questões de saúde cujas consequências se fazem sentir em diferentes partes do mundo”, destaca o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.
Fazem parte da cúpula de agências reguladoras de medicamentos os seguintes membros: Austrália, União Europeia, Brasil, Canadá, Comissão Europeia, Agência Europeia de Medicamentos, França, Alemanha, Itália, Índia, Indonésia, República da Irlanda, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia, Nigéria, República Popular da China, Rússia, Singapura, África do Sul, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América. Representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Banco Mundial participaram do 7th Summit na condição de observadores.
Leia mais: Começa em Manaus a 7ª Cúpula dos Dirigentes de Agências Reguladoras de Medicamentos
Imprensa / Anvisa